Ronaldo sobe mais um degrau
Camisola 7 ‘encosta’ hoje a João V. Pinto no 6.º lugar da lista dos mais internacionais.
Nesta noite, no Estádio da Luz, frente à selecção da Noruega (21h00, RTP 1), Cristiano Ronaldo sobe mais um degrau na escada que o deverá conduzir ao lugar mais alto da lista dos internacionais portugueses. O jogador do Real Madrid faz o jogo número 81 ao serviço da equipa nacional e apanha, no 6º lugar da tabela, João Vieira Pinto, já retirado do futebol.
Aos 26 anos, Cristiano Ronaldo é, de longe, o jogador português que mais cedo na vida e na carreira atinge um tal número de internacionalizações. Tendo em conta que ainda tem pela frente muitos anos de futebol dentro das quatro linhas, não é difícil antever que irá, lá mais para diante, ocupar o trono onde ainda se senta Luís Figo, o recordista absoluto, com 127 jogos de quinas ao peito.
Ronaldo deixa para trás a companhia de Vítor Baía – o guarda--redes mais internacional do futebol português – e junta-se a João Vieira Pinto no sexto degrau. Em linha de mira já tem, contudo, Simão Sabrosa, que fecha o ‘top-5’ com os seus 85 jogos. Simão ainda está no activo – joga pelo Besiktas, da liga turca – mas renunciou à selecção nacional, pelo que CR7 o irá ultrapassar antes ainda do próximo Europeu, caso não falhe jogos oficiais e de preparação.
Mais para cima nesta lista estão apenas jogadores já retirados. Depois de Luís Figo surge Fernando Couto (únicos acima dos 100 jogos), Rui Costa está no 3º lugar do pódio e Pauleta ocupa o quarto lugar. Sem lesões ou outros contratempos, Ronaldo irá deixar para trás toda esta gente.
Ainda que mais remotas, as possibilidades de Cristiano Ronaldo ocupar também um dia o topo da lista dos goleadores são muito reais. Curiosamente, o camisola 7 ocupa igualmente o 6º lugar deste ranking, com 25 golos, mas Rui Costa está a somente um golo. Lá em cima está Pauleta, com 47 golos, portanto ainda muito longe. Mas se Cristiano Ronaldo mantiver a veia goleadora, também esse recorde vai acabar por ser dele.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt