Correio da Manhã

Braga bate Sporting nos penáltis e conquista Supertaça de futebol feminino
Foto Nuno André Ferreira/Lusa
Foto Nuno André Ferreira/Lusa
Foto Nuno André Ferreira/Lusa
Foto Nuno André Ferreira/Lusa
Por Lusa | 20:41
  • Partilhe
Minhotas foram mais fortes após a igualdade de 1-1 verificada no tempo de jogo regular.

O Sporting de Braga pôs este domingo termo à hegemonia do Sporting no futebol feminino, ao conquistar a Supertaça, no desempate através de grandes penalidades (5-4), após empate 1-1 no tempo regulamentar e no prolongamento, em Viseu.

As 'guerreiras' do Minho, que nunca tinham vencido o Sporting, sucedem no historial da prova às `leoas´, com quem tinham perdido na edição do ano passado, em Coimbra.

Um golo madrugador de Tatiano Pinto, aos sete minutos, na conversão de uma grande penalidade, a castigar falta na área do Sporting de Braga sobre Ana Borges, adiantou o Sporting, com as bracarenses a chegarem à igualdade, aos 81 minutos, por Francisca Cardoso.

O jogo começou praticamente com o Sporting a colocar-se em vantagem no marcador, com Tatiana Pinto, de penálti, a não dar hipóteses a Rute Costa.

O lance que castigou uma falta na área de Staub sobre Ana Borges acabou por condicionar o jogo. As bracarenses procuraram reagir, e assumiram o domínio do jogo, mas a defesa das bicampeãs nacionais esteve sempre muito sólida.

PUBLICIDADE
A partida era muito disputada a meio-campo, com as duas equipas muito 'físicas' na discussão de cada lance.

O Sporting assustava sobretudo pelo lado direito, por Ana Borges, aproveitando a ausência de soluções para as bracarenses pararem a velocidade e técnica da internacional portuguesa.

Só aos 27 minutos o Sporting de Braga teve oportunidade de chegar ao empate, com Francisca Cardoso a desperdiçar, em frente à baliza, já com Patrícia Morais fora do lance.

O Sporting, numa subida da central Nevena até à área contrária, aos 32 minutos, poderia ter aumentado a vantagem, mas o remate acrobático da jogadora 'leonina' não acertou no alvo.

PUBLICIDADE
No segundo tempo, Miguel Santos não demorou a mexer na equipa, com a entrada de Uchendu, para o lado esquerdo do ataque, e de Babi, com as bracarenses acentuarem a pressão sobre as adversárias.

Apesar de ter mais posse de bola e jogar mais tempo no meio-campo adversário, as jogadas de perigo junto à baliza 'verde e branca' eram escassas, até ao empate.

Aos 81 minutos, na sequência de um lançamento de linha lateral, com Francisca Cardoso antecipou-se às centrais 'leoninas' e a cabeceou, colocado, fora do alcance de Patrícia Morais.

No prolongamento, o Sporting entrou melhor, remeteu as adversárias para a sua defesa, onde mantiveram grande solidez, e só conseguiu importunar Rute Costa de bola parada.

Nos últimos 15 minutos, e já com as duas equipas a acusaram alguma fadiga, o jogo só ganhou alguma emoção nos instantes finais com um lance na área bracarense, onde as 'leoas' a reclamaram uma falta sobre Ana Borges, mas Teresa Oliveira, árbitra da partida, nada assinalou.

PUBLICIDADE
No desempate através de grandes penalidades, a norte-americana Carlyn Baldwin permitiu a defesa de Rute Costa, enquanto as bracarenses não falharam nenhuma conversão, vencendo por 5-4.

Jogo no Estádio Municipal do Fontelo, em Viseu.

Sporting -- Sporting de Braga, 1-1 (4-5 no desempate por grandes penalidades).

Ao intervalo: 1-0.

No final do tempo regulamentar: 1-1.

PUBLICIDADE
No final da primeira parte do prolongamento: 1-1.

No final do prolongamento: 1-1.

Marcadoras:

1-0, Tatiana Pinto, 07 minutos (grande penalidade).

1-1, Francisca Cardoso, 81.

PUBLICIDADE
Marcadoras nos desempates por grandes penalidades:

1-0, Tatiana Pinto.

1-1, Vanessa.

1-1, Carlyn Baldwin (defesa da guarda-redes).

1-2, Laura Luís.

2-2, Carole Costa.

2-3, Sara Brasil.

3-3, Ana Capeta.

3-4, Machia.

4-4, Fátima Pinto.

4-5, Francisca Cardoso.

Equipas:

- Sporting: Patrícia Morais, Rita Fontemanha, Carole Costa, Nevena, Joana Marchão (Ana Capeta, 86), Tatiana Pinto, Carlyn Baldwin, Sharon Wojcik (Nadine Cordeiro, 79), Fátima Pinto, Diana Silva e Ana Borges.

(Suplentes: Inês Pereira, Ana Capeta, Mariana Azevedo, Carolina Mendes, Solange Carvalhas, Nadine Cordeiro e Patrícia Gouveia).

Treinador: Nuno Cristóvão.

- Sporting de Braga: Rute Costa, Diana Gomes, Jana, Staub (Babi, 53), Regina (Uchendu, 58), Murnan, Vanessa, Daniuska (Laura Luís, 76), Machia (Sara Brasil, 112), Francisca Cardoso e Ágata Filipa.

(Suplentes: Rita Oliveira, Babi, Laura Luís, Uchendu, Gould, Keane e Sara Brasil).

Treinador: Miguel Santos.

Árbitra: Teresa Oliveira (AF Braga).

Ação disciplinar: Cartão amarelo para Patrícia Morais (49), Ana Capeta (90+2), Fátima Pinto (111), Babi (111) e Nadine Cordeiro (120+1).

Assistência: 2.859 espetadores.

Siga o CM no Facebook.

  • Partilhe
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE