Terceiro lugar histórico
O Vitória de Guimarães garantiu ontem pela primeira vez na sua história a presença na 3.ª pré-eliminatória da Liga dos Campeões, depois de na época passada ter jogado na Liga de Honra. A goleada ao Estrela da Amadora (4-0) assegurou o terceiro lugar e relegou o Benfica para o quarto posto e para a Taça UEFA.<br/><br/>
O Vitória dominou o jogo desde o início, fazendo pressão alta sobre o Estrela, que ainda assim conseguiu em certos períodos adormecer o futebol vimaranense.
O primeiro golo revelou-se vital. Flávio Meireles (37’) desviou de cabeça ao primeiro poste, após canto de Desmarets, num golo parecido com o que marcou no Restelo.
Na segunda parte os vimaranenses só tranquilizaram quando fizeram o 2-0. Antes, um remate de Mendonça (68’) ainda assustou. Alan (70’) estreou-se a marcar na Liga, após centro de Fajardo. Três minutos depois, Andrezinho foi feliz e fez o 3-0 num lance em que quis cruzar mas a bola acabou na baliza. Desmarets fechou a contagem.
ATÉ SE OUVIU O HINO DA CHAMPIONS
Houve festa rija em Guimarães e no final do jogo até se ouviu o hino da Liga dos Campeões. "Nunca vi nada assim. Despertaram um monstro e agora vão ter de levar com ele até ao fim. Viemos mais fortes da Liga de Honra", disse o capitão, Flávio Meireles.
Quando acabou a partida, o treinador Manuel Cajuda foi à bancada ter com a família e depois ficou lá a aplaudir os jogadores. "É a melhor coisa do Mundo. Não tenho palavras para explicar, não esperava viver isto. As nossas famílias são as que mais sofrem. Fui à bancada para estar com a minha família e para aplaudir a minha outra família", afirmou.
NOTAS
MELHOR DE SEMPRE
Nunca um clube vindo do 2.º escalão tinha ficado em 3.º lugar. O melhor tinha sido o Barreirense, em 69/70, quarto classificado.
GHILAS LEVOU A BANDEIRA
O argelino Ghilas, um dos melhores do Guimarães esta época, levou a bandeira do seu país para festejar.
FICHA DO JOGO
Local: Estádio D. Afonso Henriques, em Guimarães (27.710 espectadores)
Árbitro: Olegário Benquerença (Leiria)
VITÓRIA DE Guimarães: Nilson (Nuno Santos, 85m); Andrezinho, Sereno, Geromel, Momha; Flávio Meireles (Moreno, 82m), João Alves, Desmarets; Alan, Ghilas (Fajardo, 62m) e Roberto. Treinador: Manuel Cajuda.
ESTRELA DA AMADORA: Pedro Alves, Rui Duarte, Hugo Carreira, Wagnão, Hélder Cabral, Fernando (Pedro Pereira, 72m), Tiago Gomes, Mateus (Marcelo Goianira, 83m), Ndyae (Celestino, 55m), Mendonça e Giancarlo. Treinador: Daúto Faquirá.
Marcador: 1-0, Flávio Meireles (37m); 2-0, Alan (70m); 3-0, Andrezinho (73m); 4-0, Desmaerts (88m)
Acção disciplinar: Cartões amarelos - Fernando (45m), Flávio Meireles (64m), Celestino (67m) e Roberto (68m)
Melhor jogador: Flávio Meireles
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt