Vanessa Fernandes 4ª no Mundial de Elites
Vanessa Fernandes concluiu a sua prestação no Mundial de triatlo na posição mais inglória para quem aspira estar entre os primeiros, aquele lugar que ninguém deseja. A atleta do Clube de Triatlo de Perosinho terminou a prova de Elites, em Gamagori, no Japão, em 4.º, um posto acima do que havia feito o ano passado na prova, mas um lugar abaixo do sempre desejado pódio.
A triatleta lusa, de apenas 19 anos, terminou a sua prestação em 2:00.20 horas, numa competição onde a australiana Emma Snowsill recuperou o título mundial (em 2004 foi conquistado pela norte-americana Sheila Taormina).
Vanessa Fernandes, bicampeã da Europa e a mais nova atleta em competição, provou, mais uma vez, que é a melhor especialista do ‘Velho Continente’ (em 2.º lugar ficou a australiana Annabel Luxford e em 3.º a norte-americana Laura Bennet).
Antes da prova, Vanessa Fernandes disse que era fundamental sair do sector da natação entre as primeiras classificadas para se aspirar a um bom resultado. Contudo, na transição para o ciclismo, a jovem de Perosinho, filha do ex-ciclista Venceslau Fernandes, levava 46 segundos de desvantagem. Nos 40 km de ciclismo, Vanessa não conseguiu recuperar tempo para o duo australiano e para a norte-americana que já lideravam a prova. Só no atletismo a portuguesa conseguiu dar um ar da sua graça, completando os 10 km com a segunda melhor marca, em 35.08 minutos.
Na prova masculina, Bruno Pais, campeão europeu de Sub-23 em 2004, desistiu após a natação, o mesmo acontecendo com Duarte Marques após o ciclismo. O norte-americano Peter Robertson sagrou-se campeão.
VENCESLAU ORGULHOSO
Venceslau Fernandes, pai de Vanessa, está orgulhoso por mais este feito desportivo da filha. Em declarações à TSF, o ex-ciclista adiantou que Vanessa está “num projecto a longo prazo”, relembrando que ela tem apenas 19 anos e que “ainda tem muito para ganhar”.
Venceslau Fernandes acredita que a filha vai ter um futuro ainda mais risonho. “A preparação dela está a ser feita de modo a que quando chegar aos 30 anos ainda esteja a disputar as vitórias nas provas”.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt