Nacional festeja regresso à I Liga de futebol com comemoração insólita no relvado do Estádio da Madeira

Presidente do clube 'alvinegro', Rui Alves, referiu que a subida é o "concretizar dos objetivos iniciais" para a época.

05 de maio de 2020 às 16:28
Nacional festeja regresso à I Liga com comemoração insólita no relvado do Estádio da Madeira Foto: CD Nacional
Partilhar

Jogadores, equipa técnica e restante 'staff' festejaram hoje no relvado do Estádio da Madeira a subida da equipa madeirense à I Liga de futebol, uma decisão tomada numa reunião de caráter extraordinário da Liga.

Nacional e Farense ficaram mais perto do regresso à I Liga de futebol, depois de a direção da Liga de clubes ter indicado os dois primeiros classificados do segundo escalão para a subida de divisão.

Pub

Em comunicado, a Liga Portuguesa de Futebol Profissional (LPFP) diz que "fixou" as promoções dos dois primeiros classificados da II Liga, Nacional e Farense, e a despromoção dos dois últimos, Cova da Piedade e Casa Pia, que terão de ser aprovadas em Assembleia Geral do organismo.

Após terem tomado conhecimento da decisão, jogadores, equipa técnica e restante 'staff' festejaram a subida, que ocorre quase um ano depois da descida à II Liga, sendo a segunda subida à I Liga em três anos.

Pub

O presidente do clube 'alvinegro', Rui Alves, referiu que a subida é o "concretizar dos objetivos iniciais" para a época, embora desejasse que a mesma tivesse acontecido de outra forma, "face à situação anormal em que se vive", motivada pela pandemia da covid-19.

Considera que existe "mérito desportivo nesta decisão da Liga", tendo a aposta de "risco" em Luís Freire conhecido um epílogo feliz: "Há uma forma de pensar da estrutura do Nacional para o futebol e daí a aposta em Luís Freire, que se encaixou nessa filosofia."

A época conheceu alguns momentos complicados, tendo Rui Alves sublinhado que, em termos desportivos, foi "enfrentar a primeira derrota", verificada na primeira volta, enquanto na vertente económica, "foi ter a perceção de que os poderes públicos na Madeira iriam decidir, em matéria de financiamento, muito tarde para fazer face às responsabilidades na participação na II Liga".

Pub

Rui Alves deseja que a subida signifique "um período de grande continuidade", mas tem a "noção de que a participação dos clubes insulares ao mais alto nível depende muito da atitude política que têm os governos respetivos", acima de tudo "da importância que consagram a essas participações".

O dirigente já havia manifestado o desejo de voltar a contar com o técnico Luís Freire para a próxima temporada: "Passará por uma discussão no plano económico e, se as partes encontrarem um acordo, teremos todas as condições para prosseguirmos juntos."

O Nacional foi a equipa com mais golos marcados, menos sofridos e sem nenhuma derrota no seu reduto. O técnico Luís Freire realçou que "os jogadores acreditaram na mensagem e no processo, reinventando a sua mentalidade de vencedores", sendo a subida Liga um prémio "para o compromisso" ao longo da época.

Pub

Luís Freire considera que o Nacional foi "um justo vencedor" e que era "um sonho" seu e do clube alcançar a I Liga, realçando que encontrou "um clube de I Liga" e que sentiu desde o início "o apoio e a confiança do presidente, da administração e de todo o 'staff'", não tendo ainda confirmado a sua continuidade.

Rúben Micael, que esta temporada regressou ao clube madeirense, agradeceu a Rui Alves o "esforço financeiro para ficar com este plantel".

O jogador afirmou-se consciente da "responsabilidade" após o regresso" e que este "seria um ano zero, com muitas dúvidas por parte dos adeptos".

Pub

O 'capitão' da equipa insular felicitou o plantel, "pois os jogadores foram incansáveis ao longo da temporada", na qual o Nacional "não perdeu um jogo frente às equipas que lutavam para subir".

O internacional português avaliou como a fase mais difícil as últimas três jogadas da primeira volta, em que, em nove pontos possíveis, foram apenas conquistados dois: "No primeiro jogo da segunda volta, a pressão era enorme, mas conseguimos superar as dificuldades e dar a volta a esse momento menos bom."

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar