Zenit paga 60 milhões por Hulk e leva também Witsel
Hulk já é jogador do Zenit. O clube russo anunciou esta segunda-feira a contratação do internacional brasileiro, por cinco épocas, pagando 60 milhões de euros. O FC Porto deve receber 40 milhões, dado que detém 85 por cento do passe. Witsel, do Benfica, também já foi confirmado e segue o mesmo caminho do ex-jogador do FC Porto.
O Zenit conseguiu levar a bom termo as negociações para garantir os préstimos do avançado, que vai envergar o número 29 na camisola. As negociações terão ficado fechadas esta manhã, em São Paulo.
Segundo o empresário do jogador, Teodoro Fonseca, os portistas recebem 40 milhões de euros (ME), por 85 por cento do passe do avançado, enquanto o montante restante é distribuído pelo fundo que detinha 15 por cento (nove ME) dos direitos desportivos, pela comissão de 10 por cento por intermediação (seis ME) e pelo fundo de solidariedade, equivalente a cinco por cento do valor global (três ME).
Segundo a mesma fonte, dos 60 milhões são, também, retirados valores de prémios desportivos a receber pelo jogador e pelo agente, uma verba a rondar os dois milhões de euros.
A transferência foi alcançada uma semana depois de Pinto da Costa ter garantido que recusara uma proposta de 50 milhões de euros. A cláusula de rescisão do internacional brasileiro era de 100 milhões.
TRANSFERÊNCIA BATE RECORDE NACIONAL
Com a venda de Hulk, o FC Porto vê subir para cerca de 62 milhões de euros o montante que resulta do lucro das vendas na última janela de mercado, juntando essa verba aos 22,15 encaixados até sexta-feira: 11 ME por Freddy Guarin, 7,5 ME por Álvaro Pereira, 2,4 ME por Mark Janko e 1,25 por Belluschi.
Givanildo Vieira de Sousa, de 26 anos de idade, transforma-se, assim, na mais cara contratação de sempre gerada no campeonato português, batendo o recorde do colombiano Radamel Falcao, que na época anterior o FC Porto vendeu, por 40 milhões de euros, ao Atlético de Madrid.
Hulk ingressou no FC Porto na época 2008/09, oriundo do Tokyo Verdy, da liga japonesa, e desde então conquistou três títulos nacionais em Portugal e uma Liga Europa, além das três taças de Portugal e outras tantas supertaças.
Na temporada passada, passou a integrar, com frequência, a lista de eleitos de Mano Menezes na seleção do Brasil, que conquistou a medalha de prata nos Jogos Olímpicos de Londres.
WITSEL PODE SEGUIR O MESMO CAMINHO
O clube russo anunciou já ao início desta noite a contratação do médio Witsel ao Benfica. O Zenit accionou a cláusula de rescisão do médio, de 40 milhões de euros, valor pelo qual o Benfica teve de libertar o jogador, a partir da existência de um acordo entre jogador e o clube quanto ao salário.
O médio, de 23 anos, ausentou-se hoje do estágio da selecção belga, onde se encontra integrado, a fim de acertar os últimos pormenores com o clube russo.
O mercado em Portugal já fechou, mas na Rússia só ocorre a 6 de Setembro. Contudo, o Zenit, onde já actuam os portugueses Bruno Alves e Danny, tem até ao final do dia de hoje para enviar à UEFA a lista de jogadores para as competições europeias.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt