Barra Cofina

Correio da Manhã

Desporto
6

13 mil do Minho ao Jamor

Cento e quarenta e cinco autocarros vão transportar os cerca de 13 mil adeptos do V. Guimarães para o Estádio Nacional, onde amanhã (17h00, RTP 1) a equipa orientada por Manuel Machado defronta o FC Porto, na final da Taça de Portugal.
21 de Maio de 2011 às 00:00
Estádio do Jamor acolhe nova final da Taça de Portugal
Estádio do Jamor acolhe nova final da Taça de Portugal FOTO: d.r.

No percurso de pouco mais de 450 quilómetros, os vitorianos preocuparam-se em não se cruzar com os adeptos dos dragões, pelo que não irão recorrer à A1. Ao longo do trajecto vão aparecer sinais especiais do clube que indicarão o caminho a seguir, numa operação sem precedentes em Portugal.

Além disso, o Vitória distribuiu 60 telas gigantes com a "imagem iconográfica" do adepto vitoriano, que serão transportadas até ao Jamor para serem devidamente assinadas pelos associados.

"É algo de inovador. O Vitória é um clube especial e queremos que continue a ser diferente. É uma oportunidade de envolver toda a massa associativa. Todos vão fazer parte de uma iniciativa artística de forma colectiva", disse, ao Correio Sport, Júlio Mendes, vice-presidente do Vitória.

"Mais tarde serão recolhidas as telas/lonas gigantes que farão parte do espólio do V. Guimarães, após uma exposição na cidade. Serão peças singulares com mensagens dos adeptos que foram nos autocarros, com dizeres e assinaturas", acrescentou.

As telas foram feitas pelo artista plástico vimaranense Fúlvio Mendes, que associou a componente artística, plástica e cultural à final do Jamor. "Queremos que os adeptos do V. Guimarães participem de forma construtiva na própria obra e possam intervir na construção da mesma", explicou.

Os 13 mil adeptos, a maior falange de apoio em jogos fora da ‘Cidade Berço’, vão sair do Minho às cinco da manhã e esperam chegar ao local da festa cerca de seis horas depois, a tempo de confeccionarem o almoço com farnéis que fazem parte da bagagem.

O V. Guimarães já esteve em quatro finais da Taça sem alguma vez ter ganho. Tenta amanhã o seu primeiro grande título para juntar à Supertaça de 1988/89.

Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)