Barra Cofina

Correio da Manhã

Desporto
7

13 milhões: Cristian Rodríguez dá lucro ao Dragão

A fábrica de fazer golos e títulos do FC Porto vai correndo o mundo e, a dois dias da segunda mão das meias-finais da Liga Europa com o Villarreal [triunfo por 5-1 no Dragão], os dragões tiram proveito disso, ao negociarem com os russos do Rubin Kazan a transferência do uruguaio Cristian Rodríguez por 13 milhões de euros.
3 de Maio de 2011 às 00:30
Rodríguez chegou ao Porto na época 2008/2009, depois de uma temporada no rival Benfica. O uruguaio tem 25 anos e é um dos jogadores mais bem pagos do plantel portista, com um ordenado na ordem dos 140 mil euros mensais.
Rodríguez chegou ao Porto na época 2008/2009, depois de uma temporada no rival Benfica. O uruguaio tem 25 anos e é um dos jogadores mais bem pagos do plantel portista, com um ordenado na ordem dos 140 mil euros mensais. FOTO: Manuel Araújo/Record

A primeira reunião entre responsáveis portistas e os dirigentes russos ocorreu em Moscovo, quando visitaram o Spartak. Os dragões contam finalizar o negócio após a final da Taça de Portugal, marcada para o próximo dia 22.

Refira-se que a transferência do internacional uruguaio para o campeão russo de 2008 e 2009 também envolve o empresário Paco Casal, detentor de 30 por cento do passe. Rodríguez, de 25 anos, chegou ao Dragão no Verão de 2008 por sete milhões de euros, depois de ter representado o Benfica. Apesar de não ter jogado com regularidade, aproveitou a política de rotatividade de André Villas-Boas – brilhou quando foi chamado à equipa, nos jogos observados pelo Rubin Kazan.

Nesta altura, o mundo rende--se a vários nomes do FC Porto, sobretudo a Falcão, Hulk e André Villas-Boas. O trio funde--se com os êxitos da equipa e os números não podiam ser mais dourados: Falcão lidera o ‘top’ dos melhores dos marcadores em provas internacionais; Hulk tem o seu passe avaliado em 100 milhões e André Villas-Boas tornou-se um técnico especial, apesar de fintar o rótulo popularizado por José Mourinho.

AS ROMA PERSEGUE ROLANDO

A Roma é o mais recente clube interessado em Rolando e já terá contactado o FC Porto, segundo a imprensa italiana, que dá conta de um duelo entre a Roma e Juventus pela contratação do central.

De acordo com o portal ‘calciomercato’, o director desportivo da Roma, Walter Sabatini, foi informado pelo FC Porto de que a saída de Rolando custará, no mínimo, 12 milhões de euros e os romanos estão dispostos a investir no jogador, até porque consideram Rolando o substituto melhor para o francês Mexes, prestes a assinar pelo Milan.

'EL TIGRE' LIDERA TOP DOS ARTILHEIROS

Radamel Falcão é o melhor goleador do mundo em competições internacionais, nos primeiros quatro meses de 2011. A certeza foi dada pela Federação Internacional de Histórica e Estatística do Futebol (IFFHS), que divulgou ontem a lista de melhores marcadores. Coleccionador de golos na Liga Europa, o colombiano reina entre os melhores artilheiros e poderá ampliar a sua contabilidade na segunda mão contra o Villarreal, em Espanha.

A IFFHS, com sede na Alemanha, registou oito golos de Falcão em provas internacionais pelo FC Porto, mais um golo ao serviço da selecção da Colômbia, o que coloca o avançado dos dragões à frente do italiano Giuseppe Rossi, goleador do Villarreal, precisamente o adversário que o FC Porto vai defrontar na próxima quinta-feira. Aliás, os quatro golos apontados na primeira mão contra os espanhóis [na vitória portista por 5-1], ajudaram Falcão a destacar-se.

No ranking da IFFHS também surge o médio portista Guarín. É sétimo classificado em igualdade com o argentino Lionel Messi, do Barcelona, ambos com cinco golos marcados (quatro provas europeias e um nas respectivas selecções).

FC PORTO RODRÍGUEZ LUCRO DRAGÃO
Ver comentários