Barra Cofina

Correio da Manhã

Desporto
1

37 442 € para Sousa

Jorge Sousa foi o árbitro de futebol que mais ganhou ao longo da última época, num rendimento total de 37 442 euros, mais de dois mil euros de diferença para Carlos Xistra (35 194), segundo colocado no ‘ranking’ e que em 2009/10 tinha ficado à frente da tabela.
31 de Maio de 2011 às 00:30
JORGE SOUSA, VÍTOR PEREIRA, ARBITRAGEM, ÉPOCA
JORGE SOUSA, VÍTOR PEREIRA, ARBITRAGEM, ÉPOCA FOTO: João Miguel Rodrigues

Sem contabi-lizar partidas internacionais, o juiz portuense, de 35 anos, realizou 31 jogos, 30 dos quais como árbitro principal – 14 na Liga, 10 na Honra, dois na Taça de Portugal e quatro na Taça da Liga – e apenas um como quarto árbitro, que lhe garantiram 33 442 euros. A este valor acresce o subsídio de treino mensal atribuído pela Liga (400 euros).

O albicastrense Carlos Xistra ficou na segunda posição, com menos 2248 euros do que Jorge Sousa, enquanto o bancário Duarte Gomes encerra o pódio, a 2774 euros da liderança.

Actualmente, a Liga de Clubes paga 1272 euros por cada jogo da Liga principal, 890 da Liga de Honra e um quarto deste valor para os quartos árbitros, sendo que, tanto na Taça da Liga como na Taça de Portugal, os árbitros recebem consoante o escalão das equipas envolvidas.

No entanto, se na Taça da Liga a tabela de valores é a mesma aplicada nos campeonatos, já na Taça de Portugal, prova organizada pela Federação, os valores são reduzidos, praticamente, a metade: 560 euros com primodivisionários e 420 para emblemas da Liga de Honra. A estes valores acrescem ainda as verbas relativas aos jogos internacionais.

VÍTOR PEREIRA FALA DE ÉPOCA "POSITIVA"

Vítor Pereira, presidente da Comissão de Arbitragem da Liga de Clubes, fez ontem um balanço "francamente positivo" do de-sempenho do sector na época 2010/11. "Do ponto de vista pontual, a média final foi de 3,60. Comparado com a época anterior, de 3,59, foi um centésimo superior. Estamos muito satisfeitos com o desempenho dos árbitros", revelou o dirigente, que elogiou ainda o "rejuvenescimento considerável" do grupo de árbitros.

JORGE SOUSA VÍTOR PEREIRA ARBITRAGEM ÉPOCA
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)