Barra Cofina

Correio da Manhã

Desporto
2

À CONQUISTA DA MEDALHA

Quem ontem presenciou a partida da selecção olímpica de futebol para Atenas pôde, mais uma vez, constatar a união e a solidariedade que reina no seio da comitiva portuguesa. Desde a equipa técnica aos jogadores, passando pelos dirigentes, todos estão concentrados e empenhados num único objectivo: conquistar uma medalha, se possível a de ouro, e dignificar o nome de Portugal.
9 de Agosto de 2004 às 00:00
ROMÃO CONTA COM TODOS
Perante um novo desafio, o seleccionador nacional José Romão reiterou a confiança que sente nos seus pupilos, deixando claro que conta com todos eles. “Todos os elementos desta selecção são titulares. Temos 18 jogadores que são importantes e úteis. Esperemos que todos joguem, que não existam lesões, porque têm um papel a desempenhar”, afirmou, comentando o estado de espírito dos jogadores.
“Todos eles estão motivados, empenhados e orgulhosos de irem representar Portugal no maior acontecimento à escala universal”, revelou, transparecendo os seus próprios sentimentos: “Sou um homem de fé. Acredito no trabalho e na competência. Somos capazes de fazer uns bons Jogos Olímpicos”.
'CASO' CRISTIANO AINDA MEXE
Quando se pensava que a polémica à volta de Cristiano Ronaldo tinha acalmado, eis que Carlos Queiroz, técnico adjunto do Manchester United, colocou mais achas na fogueira, considerando a convocatória do jogador uma “extrema ousadia” por este estar, supostamente, lesionado. José Romão, como sempre, recusou reagir a este tipo de críticas.
“Não comento questões relacionadas com clubes. O que nós sabemos é que o Ronaldo é jogador de Portugal e está disponível para a sua selecção”, comentou, enquanto o médico da selecção, João Resende, deixou claro que “se Ronaldo estivesse lesionado, seria tratado como os outros”, para completar de seguida: “Ele está sem queixas e até já jogou com o Paraguai. A equipa está toda bem. Não tenho ninguém para ir à enfermaria quando chegar a Atenas”.
A comitiva lusa chegou ao fim da tarde a Patras, local de estágio até 12 de Agosto, data do primeiro jogo contra o Iraque, depois de uma longa viagem de autocarro desde o aeroporto de Atenas. A selecção treina pela primeira vez terça-feira de manhã às 11h00 locais, mais duas que em Portugal.
INVASÃO LUSA ATENAS CONTINUA HOJE
Depois das primeiras partidas dos atletas olímpicos portugueses para terras gregas, entre as quais, a selecção nacional de futebol na manhã de ontem, as viagens rumo a Atenas continuam durante o dia de hoje. Marco Vasconcelos (Badminton), João Gomes (florete, esgrima), João Costa (pistola 10m/50m), Custódio Ezequiel (tiro com armas de caça), Nuno Merino (trampolins), bem como os seus respectivos treinadores, já iniciaram a sua aventura olímpica.
Também Diana Gomes, Raquel Felgueiras, Simão Morgado, José Couto, Luís Monteiro, Tiago Venâncio, Fernando Costa, Pedro Silva, João Araújo, Adriano Niz e Miguel Pires, membros da selecção nacional de natação, a terceira maior em Atenas com um total de 11 atletas, partiram à conquista do seu lugar no Olimpo.
O último atleta a chegar a Atenas será Alberto Chaíça, onde irá participar na maratona quatro dias depois. Tal como as partidas, também o regresso da comitiva a Portugal será faseado, consoante os atletas terminem as suas provas.
BOSINGWA
Apesar de ter perdido os documentos num assalto à sua viatura, o médio partiu com a equipa para Atenas. Como o CM avançou ontem, o jogador afinal tinha o B I em casa, bem como uma fotocópia do passaporte, o que possibilitou a viagem.
FRECHAUT
O internacional boavisteiro reiterou a sua felicidade por pertencer à ‘família’ olímpica: “Gostei bastante de integrar esta selecção. Já vi que são todos amigos e isso é uma mais-valia para atingirmos um objectivo comum a todos”.
HUGO VIANA
O médio sportinguista definiu os objectivos: “Com esta equipa temos de sonhar alto. Vamos fazer tudo por tudo para trazer uma medalha. É melhor a de ouro à de prata e a de prata à de bronze, mas é preciso ter um pouco de sorte”.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)