Barra Cofina

Correio da Manhã

Desporto
1

À conquista de Dublin

O Benfica vai defrontar o PSV Eindhoven, o FC Porto medirá forças com o Spartak de Moscovo e o Sp. Braga vai estrear-se no terreno do Dínamo de Kiev.
19 de Março de 2011 às 00:30
Águias podem vingar final amarga com o PSV em 87/88
Águias podem vingar final amarga com o PSV em 87/88 FOTO: Martial Trezzini/Epa

Foi este o resultado do sorteio dos quartos-de-final da Liga Europa, realizado ontem, ao final da manhã, em Nyon (Suíça) e com jogos agendados para 7 e 14 de Abril. Ainda não é desta que as equipas portuguesas se vão defrontar entre si, mas existe essa possibilidade nas meias-finais, caso Benfica e Sp. Braga vençam os respectivos compromissos.

Uma eventual qualificação do FC Porto frente ao Spartak levará os dragões a defrontar o vencedor do Villareal-Twente, o que limita as probabilidades de André Villas--Boas encontrar um rival luso. Na prática, os dragões só poderão defrontar o Benfica ou o Sp. Braga se estes progredirem até à final da prova, agendada para as 20h45 do dia 18 de Maio, em Dublin.

O clube azul-e--branco vai encontrar outra vez um adversário russo, depois de ter eliminado o CSKA Moscovo nos oitavos, na passada quinta-feira. Mas as emoções maiores estão reservadas para o Benfica, que poderá reeditar, nos quartos-de-final da Liga Europa, a amarga final da Taça dos Clubes Campeões Europeus de 1987/88.Na altura, os holandeses levaram a melhor sobre os encarnados no desempate por grandes penalidades, com o então lateral-direito António Veloso a falhar o sexto pénalti e a dar a vitória ao PSV por 6-5.

O Sp. Braga é a única equipa portuguesa que começa os quartos--de-final fora de casa. O sorteio ditou a realização do primeiro duelo com o Dínamo na ‘ Pedreira', mas os minhotos chegaram a acordo com os ucranianos para a inversão dos jogos. Se o currículo europeu do Dínamo de Kiev ofusca o do Sp. Braga, existe um denominador comum nas duas equipas. É que ambos eliminaram dois colossos ingleses nos oitavos: os minhotos superaram o Liverpool, campeão europeu cinco vezes, e o Dínamo levou de vencida o milionário Manchester City.

As acções dos clubes portugueses reagiram em alta ao sorteio de Nyon, sobretudo as do FC Porto, que registaram o melhor desempenho no índice bolsista que acompanha os 23 clubes de futebol cotados. Em concreto, as acções do FC Porto comandaram os ganhos em Lisboa e ainda encerraram a subir 5,68 por cento para 0,93 euros, com 210 papéis movimentados. No caso do Benfica, as acções também valorizaram 2,07 por cento para 1,48 euros, com 1035 acções negociadas.

VENCEDOR LEVA TRÊS MILHÕES

O apuramento para a fase de grupos da Liga Europa vale 1 milhão de euros (640 mil euros de bónus de participação + 360 mil euros pelos seis jogos). Um triunfo nesta fase rende 140 mil euros e um empate 70 mil. O prémio pela passagem aos 16-avos é de 200 mil euros, o dos ‘oitavos' é de 300 mil, o dos ‘quartos' 400 mil e o das ‘meias' 700 mil. O vencedor leva 3 milhões de euros e o finalista vencido ganha 2 milhões.

LANSDOWNE É PALCO DA FINAL

A final da Liga Europa será disputada a 18 de Maio no Lansdowne Road, Dublin (Irlanda). O estádio foi recentemente remodelado e tem capacidade para 50 mil pessoas.

MOURINHO ELOGIA SPURS

"O Tottenham é uma equipa difícil. Ganharam ao Inter e eliminaram o AC Milan. Harry Redknapp está a fazer um trabalho brilhante", disse José Mourinho, treinador do Real Madrid, em reacção ao sorteio. Sobre o Barcelona, possível adversário das meias, foi peremptório: "Não vale a pena falar disso. Nem sabemos quem passa."

FIGO CONTENTE PELO INTER

O português Luís Figo, representante do Inter, não escondeu a sua satisfação pelo facto de os italianos defrontarem o Schalke 04. "Era a equipa que todos os clubes queriam. Estamos contentes, mas a este nível é preciso respeitar todos os adversários. Os jogos ganham-se no campo", frisou Figo, destacando ainda o facto de evitar Real Madrid e Barcelona nas meias-finais.

LIGA EUROPA BENFICA FC PORTO SP. BRAGA FUTEBOL JOGO SORTEIO
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)