Barra Cofina

Correio da Manhã

Desporto
9

A cor do poder

Próxima Liga deve ter seis treinadores da esfera do FC Porto no desenvolvimento da política de empréstimo de jogadores.
26 de Maio de 2012 às 15:00
Pedro Emanuel alcançou uma proeza histórica e subiu na lista dos candidatos ao trono portista
Pedro Emanuel alcançou uma proeza histórica e subiu na lista dos candidatos ao trono portista FOTO: Bruno Pires

Se for confirmada a contratação de Fernando Couto como treinador do Paços de Ferreira, a próxima Liga portuguesa terá seis treinadores do mundo azul e branco. Além de Vítor Pereira e Pedro Emanuel, os dois técnicos titulados, mantêm-se Sérgio Conceição no Olhanense e Paulo Alves no Gil Vicente e entram Nuno Espírito Santo e Couto para os lugares de velhas raposas como Carlos Brito (no Rio Ave) e Henrique Calisto.

Uma parte importante deste alinhamento com o poder azul e branco, na sequência da política de empréstimo de jogadores, deve-se à influência do agente Jorge Mendes, extravasando os mandatos de representação profissional de jogadores para o controlo das opções técnicas e, indirectamente, dos resultados desportivos.

O que leva os dirigentes dos clubes da Liga a aderir a este fenómeno é uma garantia virtual de classificações, seja pela qualidade dos escolhidos seja pela segurança que transmitem em alcançar os objectivos. Ser treinador da «escola» do FC Porto é uma marca de qualidade que os oriundos dos outros clubes, aparentemente, não oferecem.

Ao longo deste século, entre os novos treinadores lançados na 1.ª Liga, 13 eram ex-jogadores ou técnicos formados no FC Porto, enquanto da esfera do Sporting surgiram apenas seis novos nomes e da do Benfica apenas um, Mozer, não contando a experiência interina de Fernando Chalana durante algumas semanas.

É evidente a confiança que os técnicos com a matriz do FC Porto transmitem, em comparação com os do Benfica, em particular, o que nem sequer é um fenómeno recente. Nos últimos 30 anos, apenas dois ex-jogadores do Benfica, Toni e Carlos Manuel, ultrapassaram os 100 jogos como treinadores da 1.ª Liga.

FC Porto Vítor Pereira Pedro Emanuel Sérgio Conceição Fernando Couto
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)