Barra Cofina

Correio da Manhã

Desporto
4

A final mais desejada

Tommy Robredo (Espanha) e Gaston Gaudio (Argentina) defrontam-se hoje na 16.ª final do Estoril Open, depois de terem derrotado nas meias-finais Carlos Moya (Espanha) e Garcia-Lopez (Espanha), respectivamente.
1 de Maio de 2005 às 00:00
A final mais desejada
A final mais desejada FOTO: José Manuel Ribeiro, Reuters
Foi feita a vontade de João Lagos. Tal como o director do torneio havia desejado, a final será disputada por tenistas de nacionalidades diferentes. Contudo, o seu percurso rumo ao jogo decisivo foi bem diferente. O espanhol Tommy Robredo nem necessitou de se esforçar muito para levar de vencida o favorito Moya, que desistiu no segundo ‘set’ devido a problemas no ombro.
A facilidade com que Robredo ganhou o primeiro ‘set’ evidenciou que algo não estava bem. Moya parecia apático e perdeu por 6-3. Foi chamado o fisioterapeuta do ATP que lhe ministrou uma massagem, mas sem efeito e após estar a perder por 3-0 resolveu desistir. “O ombro começou a doer-me no final do jogo com Ferrero, ontem ainda resisti, mas hoje não valia a pena continuar. A dor afectou-me muito psicologicamente”, desabafou Moya.
Já Gaudio, actual detentor do título de Roland Garros, teve de se aplicar a fundo para superar o espanhol Guilhermo Garcia-Lopez (6-4, 2-6 e 6-2). Praguejou, atirou a raqueta ao chão, ficou a olhar para a bancada quando o bebé começou a chorar, mas acabou por ganhar. “Estive muito irregular. Ganhei o primeiro set, mas no segundo irritei-me, pois limitei-me a correr atrás da bola. No terceiro ‘set’ assumi o comando”, adiantou Gaudio, que prevê dificuldades na final: “Sempre que jogámos foi sempre muito renhido.”
PERFIL ROBREDO
Nome: Tommy Robredo Garces
Data de Nascimento: 1 de Maio de 1982 (faz hoje 23 anos)
Naturalidade: Hostlric (Espanha)
Prize-Money (até 2004): 2.613.135 euros
Títulos ATP Tour: 2 (Sopot, 2001) e (Barcelona, 2003)
Começou a jogar ténis com 5 anos e tornou-se no melhor júnior espanhol em 2000. É fã do Barcelona e nem pode ouvir falar em... Luís Figo.
PERFIL GAUDIO
Nome: Gaston Gaudio
Data de Nascimento: 9 de Dezembro 1978 (27 anos)
Naturalidade: Buenos Aires
Prize-Money (até 2004): 3.891.720 euros.
Títulos ATP Tour: 3 (Barcelona e Maiorca, 2003; Roland Garros, 2004)
Começou com seis anos no ténis, mas também mostrou talento no futebol.
ROBREDO PERDE FINAL DE PARES
O espanhol Tommy Robredo disputou ontem a sua primeira final do Estoril Open, mas perdeu, em pares, ao lado de Juan Ignácio Chela para os checos Frantisek Cermak e Leos Friedl, por 6-3 e 6-4, oitavos na Corrida dos Campeões.
PROGRAMA PARA HOJE
Central (12h00)
FINAL FEMININA
Na Li (Chn)-Lucie Safarova (Che)
Nunca antes das 15h00
FINAL MASCULINA
Tommy Robredo (Esp)-Gaston Gaudio (Arg)
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)