A vitória que Portugal não viu

Um golo de canto direto por Morais decidiu a finalíssima com MTK, só seguida pela rádio.
11.05.14
  • partilhe
  • 0
  • +
A vitória que Portugal não viu
A equipa da finalíssima, a 15 de maio de 1964, com o massagista Manuel Marques, que fez milagres de recuperação para segundo jogo em 48 horas Foto Direitos reservados

O único troféu do Sporting nas provas da UEFA é a Taça dos Vencedores de Taças, conquistada há 50 anos (completam-se no dia 15 de maio, próxima quinta-feira). Da proeza ficou a memória do golo de canto direto passado a canção com ‘Cantinho do Morais’. E o facto de já com mundovisão não haver transmissão televisiva da finalíssima com o MTK, da Hungria. Isto após pouco se ter visto dos 3-3 da final com prolongamento, dois dias antes, devido a sucessivas avarias que deixavam os ecrãs de TV completamente escuros.

A Taça das Taças do Sporting tem por muitas razões a legenda ‘nunca visto’. Antes da falta de TV, a carreira dos leões esteve recheada de inéditos: o Sporting disputou jogos de desempate na final e em duas (Atalanta e Lyon) das quatro eliminatórias, registou a maior vitória de sempre nas taças da UEFA (16-1 ao Apoel, do Chipre) e conseguiu a proeza de recuperar de derrota fora por 4-1 com vitória em casa por 5-0 sobre o Man. United de Bobby Charlton, Law e Best.

A finalíssima do 1-0 ao MTK foi de sonho facilitado por só haver relato de rádio. O canto direto do já falecido Morais (1935-2010) vive no imaginário mais feliz.

pub

pub

Ver todos os comentários
Para comentar tem de ser utilizador registado, se já é faça
Caso ainda não o seja, clique no link e registe-se em 30 segundos. Participe, a sua opinião é importante!
4 Comentários
  • De Rui12.05.14
    Pobres coitados, sempre a sonhar que são os maiores mas nunca conseguiram ser como os maiores e a unica taça europeia que tem,era conquistada pelo mais forte do grupo dos fracos da europa
    Responder
     
     1
    !
  • De João Oliveira11.05.14
    Sporting, Sporting sempre. A melhor escola de jogadores, o melhor e maior clube será sempre o Sporting em tudo.
    Responder
     
     2
    !
  • De jack11.05.14
    O maior clube de sempre em Portugal,vejam as istatisticas e confirmem e nao teve que jogar com 14 estrangeiros,incluindo suplentes,como certo clube faz.Repito as palavras do Pedro Mendes:parabens Sevilha.
    Responder
     
     4
    !
  • De M11.05.14
    Leao até morrer!é de facto um clube à parte...nos anos 50 foi a melhor equipa do MUNDO! mas na epoca nao havia tv..
    Responder
     
     4
    !