Barra Cofina

Correio da Manhã

Desporto
1

A Volta no seu esplendor

A Senhora da Graça, esplendorosa no topo do Monte do Viso, vive anualmente uma romaria diferente. Por esta altura, a passagem da maior prova velocipédica nacional, o calor, a forte presença dos emigrantes que vêm matar saudades dos seus familiares, são ingredientes que fazem mover milhares de entusiastas. Acima de tudo, é a paixão pelo ciclismo que move estes peregrinos, oriundos de todo o País.
14 de Agosto de 2005 às 00:00
Milhares de portugueses foram à Srª da Graça, provando que se trata mesmo de uma etapa especial
Milhares de portugueses foram à Srª da Graça, provando que se trata mesmo de uma etapa especial FOTO: Nuno Veiga/Lusa
Amontoam-se ao longo dos oito quilómetros e fazem da subida à Senhora da Graça aquilo que ela é: uma festa. As festividades começaram bem cedo e alguns decidiram mesmo reservar a sua ‘suite’ à beira da estrada na sexta-feira. Os menos novos movem-se, geralmente, numa carrinha apetrechada até ao tejadilho. Nada falta no amontoado de coisas. Comida em quantidades industriais, bancos para descansar as pernas, mesas, rádio e televisão. Alguns fazem o baptismo nestas andanças aos netos, que não dão um minuto de descanso aos avós.
Maior maluqueira vivem os jovens. Vêm em bandos, alguns chegam mesmo a atingir os 20/30 elementos e, regra geral, assentam arraiais no dia anterior. “Isto para nós é uma grande festa. Como é fim-de--semana, juntamo-nos todos, abastecemo-nos no supermercado e vimos cá para cima”, adiantou Rodrigo de Oliveira, de 19 anos, ao CM. Este jovem estudante, que vem de Fafe, tem em Cândido Barbosa o seu ciclista preferido. Já algo ‘tocado’ pelo “sumo de cevada”, como prefere chamar à cerveja, só tem um desejo. “Espero que quando os ciclistas passarem eu esteja em condições de os ver”. Pela maneira como trocava as palavras, bem como os passos, dizemos nós que deve ter sido difícil.
A COMIDA E A BEBIDA... TINTO
Entremeada, entrecosto, filetes de polvo com arroz de feijão, pataniscas, batata frita de pacote, um panelão de arroz, pão, fruta, sumos diversos e, naturalmente, o indispensável garrafão de tinto, pois claro. A família Antunes, ‘habitué’ nestas andanças, pela sexta vez deixa para trás Coimbra para rumar à Sr.ª da Graça e trazer a sua ementa. Maria dos Anjos e Carlos, casados há 23 anos, trazem desta vez os filhos (Paulo e Paula). Apesar desta visita anual, confessaram ao CM algo surpreendente.
“Nós nem gostamos de ciclismo. Mas este ambiente que se vive aqui é especial. Como nesta altura do ano estamos de férias, e como não há muitos euros para passar férias mais cómodas, vimos para aqui. Este é, por um dia, o nosso Algarve”, adiantou Maria dos Anjos, comerciante. Alguns metros mais acima, um grupo de seis atrai a atenção do CM. O estilo é diferente, mais ruidoso, menos higiénico, mas também embebido em boa-disposição. Um dos seis amigos não quer sair da carrinha, mas um fumo e um odor suspeito ‘foge’ do vidro meio-aberto. As ‘minis’ estão expostas em fila na berma da estrada.
“Esta tem sido uma festa bem regada”, confessa-nos um dos elementos. As garrafas, numa contagem rápida, aproximam-se da meia centena. Mas duas grades ainda estão intactas. A ementa é diferente dos vizinhos de baixo: sandes de presunto, fiambre, queijo e muita cerveja.
Se em outras etapas o espírito de convívio na Volta parece ameaçado, na Senhora da Graça continua intacto. Ontem foi mais uma prova.
VESPAS DA REBORDOSA
A Rebordosa, de onde é natural Cândido Barbosa, apoiou ontem de forma especial o seu ‘filho’. O Clube de Vespas da Rebordosa trouxe até à Senhora da Graça as suas ‘máquinas’ de duas rodas.
CASAMENTOS
Como é habitual nesta altura do ano, o amor anda no ar, é altura dos ‘pombinhos’ darem o nó. Ontem, só em Mondim de Basto, o CM viu passar quatro casamentos.
BOLETIM MÉDICO
Durante a etapa de ontem foram assistidos pelo médico da prova N. Marta, R. Carneiro, J. Hernandez, J. Ramirez, D. Diaz, P, Hermida e C. Lameira.
TRÊS EXPULSOS
Amuiza, Gaztanaga e F. Garcia foram ontem expulsos da prova por se terem agarrado à viatura técnica. Markov, A. Rodriguez, Ferrio e Arrizabalaga desistiram.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)