Barra Cofina

Correio da Manhã

Desporto
6

ABC na final da Taça Challenge de andebol

Benfica será o adversário.
Leonel Lopes Gomes e Lusa 1 de Maio de 2016 às 19:08
Final portuguesa a caminho. O ABC apurou-se este domingo para a final da Taça Challenge de andebol, na qual irá defrontar o Benfica
Final portuguesa a caminho. O ABC apurou-se este domingo para a final da Taça Challenge de andebol, na qual irá defrontar o Benfica FOTO: José Moreira 
Final portuguesa a caminho. O ABC apurou-se este domingo para a final da Taça Challenge de andebol, na qual irá defrontar o Benfica, ao vencer o Dukla de Praga, por 33-29, na República Chega, onde defendia a vantagem de um golo conquistada em Braga (34-33).

Pela segunda época consecutiva, o ABC marca presença na final da Taça Challenge, dado que no ano passado perdeu para os romenos do HC Odorheiu, que em 2015/16 terá como vencedora uma equipa portuguesa.

O Sporting, em 2009/2010, foi a primeira equipa portuguesa a erguer a Taça Challenge, ao impor-se na final a duas mãos aos polacos do MMTS Kwidzyn.

Nos últimos dez anos, e além do triunfo dos leões, a final da terceira mais importante prova da Federação Europeia de Andebol (EHF), contou com quatro presenças de equipas lusas: ABC (2004/05 e 20014/2015), Benfica (2010/2011) e Sporting da Horta (2005/06).

Primeira final portuguesa da história
O Benfica apurou-se ontem, sábado, para a final da Taça Challenge de andebol ao vencer por 29-27 o Fyllingen Bergen, na Noruega, onde defendia uma vantagem de 13 golos conquistada em Lisboa (35-22), onde vai encontrar a formação do ABC de Braga, numa inédita final lusa.

Os encarnados chegam à final da Taça Challenge moralizados pela conquista da Taça de Portugal, frente ao Sporting, pela presença na final do campeonato nacioal, após eliminarem o crónico campeão nacional FC Porto nas meias-finais do play-off.

"Sabíamos que íamos defrontar uma equipa muito forte e, apesar da vantagem que levávamos, estivemos muito bem, apesar de uma primeira parte em que podíamos ter feito melhor", reconheceu aos canais do clube o treinador Mariano Ortega.

Ainda de acordo com Mariano Ortega, o Benfica fez uma grande segunda parte, muito concentrado, quer defensiva quer ofensivamente e obteve uma vitória justa pelo que todo o grupo está de parabéns.
ABC Taça Challenge Benfica Federação Europeia de Andebol Taça Challenge andebol desporto
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)