Barra Cofina

Correio da Manhã

Desporto
3

Abramovich compra maior iate do mundo

Conta-se que sempre que Roman Abramovich, o ‘todo-poderoso’ dono do Chelsea, chega ao Mónaco a bordo do seu iate Le Grand Bleu (a sexta maior embarcação de recreio do mundo), Shirley Bassey tem um ataque de nervos. A cantora já se queixou publicamente que os 113 metros da embarcação tapam a vista para o porto.
29 de Agosto de 2005 às 00:00
Este é para já o maior iate de Abramovich, Pelorus, de 115 metros. Portugal já o viu de perto
Este é para já o maior iate de Abramovich, Pelorus, de 115 metros. Portugal já o viu de perto FOTO: Manuel Moreira
Ora, as mais recente notícias não são nada animadoras para Bassey. É que Abramovich está a pensar comprar o maior iate privado do mundo, ainda em construção na Alemanha, com um total de 160 metros, cerca de campo e meio de futebol.
A notícia foi avançada ontem pelo jornal britânico ‘Sunday Times’ que garante que o patrão de José Mourinho deverá ter o novo ‘brinquedo’ muito em breve.
O valor ainda não é conhecido (provavelmente porque o barco ainda não está pronto), mas Abramovich deverá despender bem mais do que 83 milhões de euros, valor que pagou há dois anos pela aquisição do fantástico Pelours, de ‘apenas’ 115 metros, embarcação que já trouxe a Lisboa e que chegou a ser muito elogiada por José Mourinho.
Mas no mundo dos bilionários o tamanho conta e Roman Abramovich não andava satisfeito com o comprimento dos seus dois iates.
Para além do Le Grand Bleu e do Pelours, o empresário russo, que ganhou toda a sua fortuna no ramo do petróleo, possui ainda o ‘pequeno’ Ecstasea (86 metros) e o Sussuro (49 metros), barco onde Frank Lampard, capitão do Chelsea, passou as suas férias deste ano como recompensa por ter sido votado pela UEFA como o jogador de futebol mais importante da época 2005-2006.
BARCOS PORTUGUESES FAMOSOS
Não pela dimensão, mas pelo dono, o iate de Herman José é sem dúvida a embarcação de recreio mais famosa no nosso país. Em Vilamoura, toda a gente sabe qual é o barco do humorista. Mas há mais.
O futebolista Sérgio Conceição também já foi fotografado em águas nacionais a bordo do seu iate e, em tempos, o próprio Vale e Azevedo, ex-presidente do Benfica, viu-se envolvido numa polémica por causa de um iate. A verdade é que segundo especialistas da área, em Portugal vendem-se mais iates do que, por exemplo, na Alemanha, um dos maiores construtores do ramo.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)