Barra Cofina

Correio da Manhã

Desporto
6

“Acabar com o choradinho”

José Eduardo Bettencourt apresentou ontem a lista com que se irá candidatar às eleições do Sporting, no dia 5 de Junho. E não quer discursos de coitadinho e de lamentos por falta de verbas no orçamento para o futebol. "É preciso acabarmos com o choradinho, que em parte também é responsável pelo ambiente de desmobilização da massa associativa. Há condições para reforçar na nova época o projecto desportivo e sermos mais competitivos", disse o candidato.

26 de Maio de 2009 às 00:30
Eduardo Bettencourt quer gestão rigorosa e sustentada
Eduardo Bettencourt quer gestão rigorosa e sustentada FOTO: Vítor Mota

Bettencourt destacou que o Sporting tem "o dever de projectar uma mensagem e imagem de união" e falou das principais linhas do seu programa. No futebol, quer critérios rigorosos nas contratações e um reforço dos recrutamentos nacional e internacional. Quer uma gestão sustentada do futebol, sem que o Sporting perca a maioria do capital social na SAD.

Defendeu ainda a conclusão do projecto de reestruturação financeira, mas não para baixar spreads ou aumentar prazos de pagamento. O dirigente advogou a criação de novas fontes de receita [aumentar o número de sócios] e um investimento na competitividade do projecto desportivo.

Bettencourt também falou da sua remuneração – será presidente do clube, da SAD e da Sporting Património e Marketing. "O presidente do Conselho Directivo [Bettencourt] exercerá o cargo de forma executiva, e em regime de exclusividade." Ernesto Ferreira da Silva, mandatário de campanha, disse que Bettencourt ganhará "50 por cento do que auferia no Banco".

O candidato confirmou ainda "a definição de uma estratégia para avaliação de desempenho" que irá resultar em prémios.

O gestor falou do empenho para concluir o processo de certificação da Academia e viabilizar a construção de um pavilhão. O Conselho Directivo é ainda composto por: Miguel Ribeiro Teles, Moniz Pereira, Júlio Rendeiro, Rogério de Brito e Luís Palha da Silva, vices. Dias Ferreira presidirá à Assembleia Geral e Agostinho Abade ao Conselho Fiscal. 

CRISTOVÃO TEM TREINADOR

Paulo Pereira Cristóvão garantiu ontem ao CM que já tem treinador escolhido para a nova época, limitando-se apenas a assegurar que "não será Paulo Bento".

O candidato às eleições do Sporting entende que Bento "fez mal" em se envolver no projecto eleitoral e disse que o novo treinador, que será conhecido entre amanhã e quinta-feira, tem mais "savoir faire" do que Bento e será um nome do agrado dos sportinguistas.

Quanto à troca de Rogério Alves por Dias Ferreira na lista de Bettencourt para a Assembleia Geral, disse: "Acho o Rogério um grande sportinguista, mas nem sempre andou nas melhores companhias. À pergunta sobre se Rogério Alves teria sido traído, o candidato respondeu: "Eu é que não me sinto traído."

Bettencourt explicou que Rogério Alves "terminou um ciclo".

Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)