Barra Cofina

Correio da Manhã

Desporto
4

Alemão ‘voador’ ganha em Olhão

Heinrich Haussler (Cervélo), venceu ontem a primeira etapa da 35ª edição da Volta ao Algarve em bicicleta, que ligou Albufeira a Olhão ( 173,6 km).

19 de Fevereiro de 2009 às 00:30
Haussler bateu ao sprint o belga Winden e o espanhol Fernandez
Haussler bateu ao sprint o belga Winden e o espanhol Fernandez FOTO: Luís Forra, Lusa

O corredor – de 24 anos, nascido na Austrália, mas naturalizado alemão – bateu no sprint o belga Dennis van Winden (RB3) e o espanhol Koldo Fernandez (EUS).

O boavisteiro Bruno Lima (8º) foi distinguido com a subida ao pódio, como prémio de melhor português. "Consegui entrar na luta pelo sprint final, o que não é fácil, num pelotão com tantas feras", explicou o poveiro, de 23 anos.

Em destaque esteve ainda outro axadrezado, Sérgio Sousa, que andou vários quilómetros numa fuga, acompanhado por Pedro Lopes (C.C. Loulé), Thomas Berkhout (Rabobank), Hélder Oliveira (Barbot-Siper), Willian Frischkorn (Garmim) e Matheus Pronk (Vacansoleil). Sousa beneficiou da vitória na meta volante de Messines, do 2º lugar em Loulé, superado por Pedro Lopes, para vestir a camisola branca e, com as bonificações, ocupar o 3º lugar da geral. "É complicado estar no pódio, dado que este pelotão obriga-nos a correr de forma diferente do habitual", confessou o boavisteiro.

O espanhol Alberto Contador (Astana) chegou integrado no pelotão (126º) e foi muito aplaudido pelos milhares de pessoas que assistiram à chegada a Olhão.

William Frischkorn lidera a montanha e a Team Columbia a classificação colectiva.

Hoje corre-se a 2ª etapa, que liga Lagoa (10h00) a Lagos (15h09), na extensão de 183, 5 quilómetros.

CLASSIFICAÇÃO GERAL

1., Heinrich Haussler (Cérvelo), 4:31.33

2., Dennis van Winden (RB3), a 04s.

3., Sérgio Sousa (MAD), a 05s.

4., Koldo Fernandez (EUS), a 06s.

5., Pedro Lopes (CCL), a 07s.

6., William Frischkorn (GRM), a 08s.

7., Helder Oliveira (BSP), a 08s.

12., Bruno Lima (MAD), a 10s.

Ver comentários