Barra Cofina

Correio da Manhã

Desporto
7

Algarve prepara craques da vela

Transformar Portimão num centro de desportos náuticos de reputação mundial é um dos principais objectivos da Academia de Vela do Algarve, que ontem abriu as portas, sob o comando do holandês Roy Heiner, ligado à equipa ABN/AMRO, participante na Volvo Ocean Racing, um dos maiores acontecimentos da modalidade.
28 de Fevereiro de 2006 às 00:00
“Portugal tem condições incomparáveis para a prática da vela e uma tradição que recua ao tempo dos Descobrimentos, mas está na hora de darmos um passo em frente, atraindo para aqui grandes acontecimentos e criando condições para que possamos ter entre nós, regularmente, gente apostada em chegar mais longe”, refere Roy Heiner.
O responsável pela academia dá o exemplo da Holanda, “um país pequeno mas que ganhou imenso com o envolvimento da ABN/AMRO na Volvo Ocean Racing. Portugal precisa do mesmo tipo de estímulos, com a vantagem de apresentar condições naturais e clima bem mais favoráveis”.
O projecto aponta para caminhos que vão desde a preparação de tripulações para grandes competições à construção de barcos e a um crescente envolvimento com a actividade turística, podendo, dentro em breve, o Algarve oferecer pacotes “que incluam vela, para além dos produtos tradicionais, como o golfe”.
A Câmara de Portimão apadrinha a iniciativa, na perspectiva de a academia “constituir uma mais-valia no âmbito do alargamento da oferta turística”, segundo o líder da autarquia, Manuel da Luz.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)