Barra Cofina

Correio da Manhã

Desporto
6

Aliança Ibérica: Fusão das duas ligas é hipótese

A aliança ibérica, que resultou na derrota para a Rússia na candidatura à organização do Mundial2018 em futebol, pode ganhar novos contornos com uma eventual fusão das duas ligas.
5 de Dezembro de 2010 às 12:51
UEFA diz que "não existe nos regulamentos nem nos estatutos nada que impeça as duas ligas de se juntarem na organização de um só campeonato"
UEFA diz que 'não existe nos regulamentos nem nos estatutos nada que impeça as duas ligas de se juntarem na organização de um só campeonato' FOTO: Pedro Simões/Record

Os presidentes do organismo português e espanhola, Fernando Gomes e Jose Luis Astiazaran, já mantiveram contactos dentro e fora do âmbito da parceria ibérica ao Mundial2018, conversações que podem resultar num inédito campeonato organizado pelos dois ‘vizinhos"’  

Confrontada com esta possibilidade, fonte da UEFA explicou à agência Lusa que "não existe nos regulamentos nem nos estatutos nada que impeça as duas ligas de se juntarem na organização de um só campeonato".  

"No entanto, o primeiro passo terá sempre de ser dado pelos interessados. As duas partes têm de se entender primeiro, chegar a um consenso e enviar um plano detalhado para ser avaliado pela UEFA", explicou a mesma fonte. 

Sem querer responder se uma eventual Liga Ibérica teria o aval imediato da UEFA, a mesma fonte reiterou que o organismo "patrocina e avaliza todos os projectos que permitam desenvolver o futebol".  

Neste sentido, a mesma fonte lembrou também que a ideia não é singular na Europa, "pois, por exemplo, também a República Checa e Eslováquia mantêm conversações para fundir os dois campeonatos, embora nada de oficial tenha ainda chegado à UEFA".  

De qualquer forma, uma competição Ibérica nunca começaria por uma liga unificada, mas sim pela disputa de um troféu entre os dois campeões nacionais. 

desporto futebol liga aliança ibérica uefa portugal espanha
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)