Barra Cofina

Correio da Manhã

Desporto
7

Angola ganha ao Gabão e mete um pé no Mundial

A selecção de Angola está a um pequeno passo de se qualificar para a fase final do Mundial de Futebol, após a vitória de ontem frente ao Gabão, por 3-0. A acontecer, será um feito histórico para aquele país africano, jovem de 30 anos, que nunca esteve presente no mais importante certame futebolístico do planeta.
5 de Setembro de 2005 às 00:00
Aos angolanos falta apenas ganhar ao Ruanda (o jogo é neste país), último classificado do Grupo 4 da zona africana, no jogo a disputar no dia 9 de Outubro. Para já, está garantida a presença na fase final do Campeonato Africano das nações, que se realiza no Egipto, no próximo ano.
No jogo de ontem, disputado em Luanda, Angola adiantou-se aos 22 minutos através de um autogolo do gabonês Nsi-Akue. Antes do intervalo, o inevitável Mantorras fez o 2-0 e desfez dúvidas sobre o vencedor. O avançado do Benfica jogou de início e foi sempre muito aplaudido pelos cerca de 30 mil adeptos que encheram as bancadas do Estádio da Cidadela. Zé Kalanga, em cima dos 90 minutos, fez o 3-0. Angola está em festa.
No continente africano, o grande jogo de ontem era o Costa do Marfim-Camarões, duas equipas em luta directa pelo apuramento no Grupo 3. Sob o comando técnico de Artur Jorge, os camaronenses venceram por 3-2 e deram um importante passo rumo à qualificação, que terá de ser ratificada na derradeira jornada (recebem o Egipto, enquanto a Costa do Marfim, um ponto atrás, joga no Sudão). José Mourinho viu da bancada o seu pupilo Drogba marcar dois golos, e com outros dois do marfinense Webo o resultado caminhava para um empate definitivo. Mas aos 85 minutos Saidou, numa jogada em que também interveio o sportinguista Douala, fixou o resultado final.
BRASIL GOLEIA CHILE (5-0) E ESTÁ APURADO
O Brasil goleou ontem à noite o Chile por 5-0 e garantiu a 18.ª presença em fases finais de Campeonatos do Mundo. É, de resto, a única selecção do planeta com o pleno de presenças. Após o jogo disputado em Brasília, a turma ‘canarinha’ mantém o segundo lugar do grupo sul-americano de qualificação, um ponto atrás da Argentina (que perdeu com o Paraguai por 1-0), mas assegurou um lugar entre as quatro vagas que carimbam, de forma automática, o passaporte para a Alemanha, dentro de um ano.
O jogo com o Chile (Pinilla foi titular) foi fácil de mais. O defesa-central Juan abriu o marcador bem cedo, logo aos 11’, e deu o mote para um jogo de praticamente um só sentido. Robinho fez o segundo (22’) e Adriano bisou ainda antes da meia hora (27 e 29’). Os 4-0 ao intervalo deixavam prever um massacre sobre uma selecção que ainda sonha com a qualificação. Mas na segunda parte os brasileiros levantaram o pé e só no tempo de descontos voltaram a marcar, ainda por Adriano.
O Equador, grande sensação do grupo, venceu na Bolívia (2-1) e segue no terceiro lugar, com fortes hipóteses de garantir o apuramento na próxima ronda.
CONCACAF
EUA QUALIFICADOS...
Os Estados Unidos também já garantiram o apuramento para a fase final do Mundial, o que sucede pela quinta vez consecutiva. A selecção norte-americana derrotou o México por 2-0, com golos de Ralston e Beasley e é a primeira selecção da CONCACAF a avançar para o Alemanha’2006.
...MÉXICO QUASE
Apesar da derrota nos Estados Unidos, a selecção do México deverá garantir esta quarta-
-feira a qualificação da zona norte e centro-americana, pois basta-lhe vencer, em casa, a fraca selecção do Panamá, última do agrupamento. O México é uma presença frequente em Mundiais.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)