Barra Cofina

Correio da Manhã

Desporto
6

Aniversário: Em tempo de euforia

O Sport Lisboa e Benfica completa amanhã 106 anos de vida. Um aniversário que chega num momento de grande empolgamento e que serve para comemorar os mais recentes êxitos de um clube ávido de conquistas.
27 de Fevereiro de 2010 às 00:00
O ano do 106º aniversário está a ser marcado por uma excelente campanha da equipa de futebol, que devolveu a mística ao clube
O ano do 106º aniversário está a ser marcado por uma excelente campanha da equipa de futebol, que devolveu a mística ao clube FOTO: Nacho Doce/Reuters

Depois de alcançar, na última terça-feira, a 150.ª vitória nas competições europeias (quase meio século depois do primeiro triunfo, a 29 de Setembro de 1960), ao golear (4-0) o Hertha Berlim, qualificando-se para os oitavos-de-final da Liga Europa, o clube da Luz soma e segue na maré de euforia que envolve toda a estrutura desde o início da temporada.

O factor Jorge Jesus, aliado à construção de um dos melhores plantéis dos últimos anos, colocou os encarnados na rota do bom futebol, facto que contribuiu para chamar de novo os adeptos à Luz e a todos os campos onde o Benfica jogo. Este ano, além de perseguir o título, os encarnados defendem o troféu da Taça da Liga, singela recordação do reinado de Quique Flores. Pela frente estará o FC Porto. Noventa minutos a dar as boas-vindas à Primavera (final a 20 de Março) como aperitivo ao duelo mais esperado, a 2 de Maio, para o campeonato. Na Europa, segue-se o Marselha. Uma equipa experiente mas de boas recordações.

Vinte anos depois da mão de Vata, que qualificou o clube para a final da Taça dos Campeões Europeus (1989/90), as águias voltam a visitar o Velódrome, desta feita para o decisivo jogo, dia 18. E querem voar alto.

REGISTOS

28 DE FEVEREIRO 1904

Foi nesta data que o Benfica nasceu, em Belém, então sob a designação de Sport Lisboa.

24

Número de entusiastas que se reuniram numa farmácia e deram corpo a um dos maiores clubes do Mundo.

CEM ANOS

Faz hoje precisamente cem anos que o Benfica ganhou ao Sporting por 4-0, assegurando a conquista do seu primeiro campeonato de Lisboa.

SABIA QUE...

... o nome inicialmente proposto para o Benfica foi Grupo de Football Lisboa e só não foi aprovado porque a sigla G.F.L. se confundia com a da Guarda Fiscal de Lisboa?

... as camisolas do Benfica são encarnadas por escolha de José da Cruz Viegas, então um aspirante do Exército, que achou ser essa a cor que melhor se fixava na retina dos jogadores?

... essas mesmas camisolas estiveram para ser aos quadrados encarnados e brancos, por sugestão de um catálogo inglês, mas os fundadores (e jogadores) não as acharam minimamente sugestivas?

... os primeiros treinos do Benfica (então somente designado Sport Lisboa) decorreram em terrenos onde hoje está edificado o Centro Cultural de Belém?

... o primeiro documento da contabilidade da história do clube diz respeito à compra de uma bola de futebol, em segunda mão, pela quantia de 1500 réis?

 

... o registo do primeiro jogo do Sport Lisboa data de 1 de Janeiro de 1905, tendo por adversário o Campo de Ourique a quem os ‘encarnados’ ganharam por 1-0?

Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)