Barra Cofina

Correio da Manhã

Desporto
3

Ansiedade deixa Simão de fora

Afinal, Simão Sabrosa não vai poder dar hoje o seu contributo frente ao Áustria de Viena, no jogo da 2.ª ‘mão’ da 3.ª pré-eliminatória da Liga dos Campeões. Num encontro vital para a temporada do Benfica, o extremo ficou de fora dos convocados de Fernando Santos, uma vez que ainda não se encontra no seu pleno físico, pelo que não vai realizar hoje um sonho dos adeptos: vê-lo jogar bem perto de Rui Costa.
22 de Agosto de 2006 às 00:00
Léo, Nuno Assis, Alcides e Fabrizio Miccoli ainda apresentam mazelas físicas, pelo que também ficam de fora, o mesmo acontecendo com Karagounis, mas este por ter manifestado o desejo de abandonar o clube. Por opção ficam ainda afastados Moreira e João Coimbra.
Fernando Santos, na conferência de Imprensa de lançamento do jogo, mostrou-se feliz pelo culminar da novela Simão. Mas os vários episódios que marcaram o jogador nas últimas semanas, acabaram, na opinião do técnico, por enfraquecer o extremo.
“Conto com o Simão desde quinta-feira. Aí tudo ficou resolvido e ele vai ser jogador do Benfica esta época”, avançou Fernando Santos. “Não é fácil para um jogador que teve um período muito grande de ansiedade, com esta novela. Foi o sai e fica, o entra e não entra. É natural que ele tenha estado muito ansioso, que tenha dormido poucas horas. Há um stress permanente e é normal que isso se reflicta no aspecto físico”.
Mas, no meio disto tudo, o mais importante para Fernando Santos é o facto de Simão continuar no clube lisboeta. “Se todos os grandes da Europa querem o Simão, o Benfica não é excepção. É um jogador de topo e esses atletas fortalecem a equipa”, disse. “Aqui há lugar para todos os grandes jogadores. O Simão insere-se neste grupo, tem um passado importante nesta casa e é uma mais-valia importante”.
Na Luz, Simão é já tido como jogador do clube para a próxima época mas, apesar de todas as garantias, a verdade é que o facto de Simão não disputar a pré-eliminatória da ‘Champions’ deixa em aberto, até ao fecho do mercado, a 31 de Agosto, a possibilidade de uma transferência, o que a acontecer nesta altura só seria realmente possível mediante uma irrecusável proposta de última hora.
'LUTAR PELA VITÓRIA'
O empate a uma bola trazido de Viena favorece o Benfica – um nulo apura os ‘encarnados’ – mas não deixa de ser um resultado traiçoeiro. Daí que Fernando Santos tenha alertado os seus pupilos. “Vamos esquecer o jogo de lá e lutar pela vitória”, disse o técnico, que não receia colocar a pressão do favoritismo em cima da sua equipa. “O Benfica é favorito e deve assumi-lo com tranquilidade, serenidade e convicção, principalmente quando joga no seu estádio”.
À ESPERA DE QUATRO MILHÕES
O Benfica, órfão de Simão na ‘Champions’, tem a ganhar com o apuramento para a fase de grupos, desportiva mas também monetariamente. É que chegar à fase de grupos significa o embolso automático e mínimo de cerca de quatro milhões de euros. E a conta pode engordar com uma boa prestação ‘encarnada’ na competição.
MIGUELITO POR HORAS APESAR DE IMPASSE
O presidente do Nacional não compreende o impasse que está a atrasar a transferência do lateral-esquerdo Miguelito para o Benfica, mas o lateral-esquerdo deverá assinar nas próximas horas pelos lisboetas. Rui Alves atribui tal demora ao empresário do jogador, Carlos Gonçalves.
“O acordo tem de ser feito entre três partes. Entre o Nacional e o Benfica está tudo acertado e a única coisa que está a condicionar o negócio é o entendimento entre o Benfica e o Miguelito”, disse o responsável madeirense.
“O jogador está a ser induzido em erro. Os empresários têm dificuldades em aceitar os negócios tratados entre os clubes. Penso que o empresário está mais preocupado com o negócio do que com o futuro do jogador”, finalizou Rui Alves.
NUNO GOMES NÃO ESQUECE GOLO DE CALCANHAR EM VIENA
Nuno Gomes só pensa em ajudar o Benfica a garantir um lugar na fase de grupos da Liga dos Campeões e um golo de calcanhar, como o de Viena, seria bem-vindo. “Não é todos os dias que se marca de calcanhar. Ficará marcado na minha memória, até porque foi o primeiro”, adiantou o avançado ‘encarnado’.
“Não nos passa pela cabeça outra coisa que não seja ganhar e passar à fase de grupos, onde o Benfica deve estar todos os anos. Vamos entrar como se fosse apenas um jogo.” Nuno Gomes classifica o adversário como “uma equipa com força de vontade e agressiva”, mas não acredita na eliminação dos ‘encarnados’.
NOVA SEDE NA 'PÊRA' LIGADA POR PONTE À LUZ
A nova sede de Sport Lisboa e Benfica (SLB) será construída no terreno em frente do Estádio da Luz, do outro lado da Avenida Lusíada. Segundo apurou o Correio da Manhã junto de fontes ligadas ao processo, o espaço conhecido como ‘a pêra’, uma vez que visto do ar tem o formato daquele fruto, é propriedade da Câmara Municipal de Lisboa, tendo sido cedido ao Benfica o direito de superfície por 30 anos, com preferência por mais 30,
O novo espaço será constituído por três edifícios de três andares cada, e será ligado ao Estádio da Luz por uma passagem aérea que passará por cima da Avenida Lusíada e que fará parte de um passeio pedonal que envolverá todo o complexo.
As obras para a construção da nova sede deverão arrancar no final de 2007 ou início de 2008.
O antigo espaço na Rua Jardim do Regedor, durante muitos anos a sede oficial do Clube, será ocupado pela Fundação Benfica. Esta proposta terá de ser apresentada em Assembleia Geral para aprovação dos sócios.
Para a nova sede serão mudados todos os serviços administrativos que se encontram agora no Estádio da Luz (contabilidade, património, serviços da SAD). Os espaços que ficarão livres serão rentabilizados com novos serviços de apoio aos sócios e aos simpatizantes do Benfica, melhorando a qualidade do atendimento prestado no interior do estádio.
O processo de desanexação dos terrenos camarários foi concluído no tempo de Manuel Vilarinho, ficando o Benfica com o direito de superfície (por 30 anos) e com os direitos de construção (durante 10 anos). A área total da ‘pêra’ é de cinco mil metros quadrados e o projecto inicial previa a construção de um complexo de piscinas.
O Benfica terá de entregar na Câmara um pedido de alteração ao projecto inicial, uma vez que as piscinas já foram edificadas num complexo anexo ao Estádio da Luz.
O património da nova sede ficará afecto ao Benfica, provavelmente à Sociedade Anónima Desportiva (SAD).
Depois do centro de estágio Caixa Futebol Campus, no Seixal, a construção da nova sede será o maior projecto imobiliário do clube para os próximos anos.
SIMÃO COM EDEMA
O boletim médico do Benfica revelado ontem aponta que o extremo padece de um edema na coxa direita.
KIKIN E OS GOLOS
O técnico do Benfica acredita que o mexicano Kikin Fonseca vai marcar muitos golos esta época.
KARAGOUNIS 'OUT'
Santos disse que Karagounis manifestou vontade de sair duas vezes, pelo que não conta com o grego.
SORTEIO NO MÓNACO
O sorteio para a fase de grupos da ‘Champions’ tem lugar quinta-feira, no Mónaco, pelas 17h00.
JOGO EM SETEMBRO
Caso o Benfica siga em frente, só voltará a jogar na prova milionária a 12 ou 13 de Setembro.
PROGRAMA DA 2ª 'MÃO' DA 3ª PRÉ-ELIMINATÓRIA (*resultados da 1.ª ‘mão’)
- Benfica-Áustria de Viena, 1-1
- Estrela Vermelha-AC Milan, 0-1
- Valência-Salzburgo, 0-1
- Maccabi Haifa-Liverpool, 1-2
- Osasuna–Hamburgo, 0-0
AMANHÃ
- Arsenal-Dínamo Zagreb, 3-0
- S. Bucareste-S. Liège, 2-2
- AEK-Hearts, 2-1
- Spartak Moscovo-S. Liberec, 0-0
- Rabotnicki-Lille, 0-3
- Ajax-FC Copenhaga, 2-1
- Chievo-Levski Sófia, 0-2
- Mlada Boleslav-Galatasaray, 2-5
- Fenerbahçe-Dínamo Kiev, 1-3
- Ruzomberok-CSKA Moscovo, 0-3
- Legia Varsóvia-Shaktar Donetsk, 0-1
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)