Barra Cofina

Correio da Manhã

Desporto

Apresentado Logótipo da Candidatura Ibérica ao Mundial (COM VÍDEO)

O logótipo da Candidatura Ibérica à organização do Mundial 2018/2022 foi apresentado esta quinta-feira em conferência de imprensa, na sede da Federação Portuguesa de Futebol.
29 de Outubro de 2009 às 14:19
Logótipo escolhido para a Candidatura Ibérica à organização do Mundial 2018/2022
Logótipo escolhido para a Candidatura Ibérica à organização do Mundial 2018/2022 FOTO: d.r.

Na cerimónia estiveram presentes Gilberto Madaíl, presidente da Federação Portuguesa de Futebol (FPF), Angel María Villar, presidente da Real Federação Espanhola de Futebol (RFEF), e Eugénio Chorão, Director-Geral da Euro RSCG Design & Arquitectura, empresa que idealizou a imagem.

O logótipo foi inspirado nos “mestres” Juan Miró e José de Guimarães, aliando as bandeiras dos dois países, num espírito de união.

A imagem  escolhida foi seleccionada entre várias propostas de empresas espanholas e portuguesas, tendo sido posteriormente aprovado pela FIFA.

“Procurámos criar uma imagem moderna, contemporânea e apelativa que fizesse a fusão entre os dois países – por intermédio das suas bandeiras – através da paixão que os une pelo Futebol”, explicou Eugénio Chorão.

Já o Madaíl salientou que este logótipo “transmite vontade de dois países vencerem, dois países que estão entrelaçados, não só pelo futebol, mas também pela sua história”, reforçando que este símbolo “era o que mais força podia dar a esta candidatura”.

Por sua vez, o presidente da RFEF referiu a vontade de “conduzir esta candidatura até à vitória e prestar um grande serviço à família do Futebol Mundial”, congratulando-se com o apoio que já foi manifestado pelos dois Governos.

A FIFA irá anunciar daqui a um ano, a 11 de dezembro de 2010, os países eleitos para acolherem os Mundiais de 2018 e 2022.

Veja aqui o vídeo de apresentação do logótipo:


Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)