Barra Cofina

Correio da Manhã

Desporto
6

Árbitro inglês na final de Alvalade

Nunca dirigiu um jogo dos 'leões' ou uma final europeia, esteve no percurso do FC Porto nas duas recentes conquistas europeias dos 'dragões' e 'apitou' a vitória de Portugal sobre a Letónia na fase de apuramento para o Mundial'2006. O inglês Graham Poll, 41 anos de idade, foi nomeado esta segunda-feira para arbitrar na final da Taça UEFA, que opõe Sporting e CSKA de Moscovo no Estádio José Alvalade, em Lisboa, na próxima quarta-feira.
16 de Maio de 2005 às 14:22
Graham Poll dirigiu o FC Porto - Inter Milão (1-1) dos oitavos-de-final da Liga dos Campeões desta época. Cruzou-se com os 'dragões' nas campanhas vitoriosas na Taça UEFA em 2002/03 (a vitória sobre o Marselha, por 1-0) e na Liga dos Campeões 2003/04 (vitória sobre o Lens, por 3-0).
E dirigiu uma das vitórias (sobre a Letónia, por 2-0) da Selecção de Portugal na fase de apuramento para o Mundial de 2006 na Alemanha. Pode dizer-se que Graham Poll é um árbitro que dá sorte aos conjuntos portugueses.
O Comité de Árbitro da UEFA nomeou hoje o inglês para a final da Taça UEFA em Alvalade, na próxima quarta-feira (com relato ao minuto aqui no CM On-line, na área Última Hora). É a primeira final europeia de Graham Poll. "Para mim representa uma grande honra", comentou o árbitro, considerando a nomeação um prémio para o trabalho por si desenvolvido e um passo muito importante na carreira.
Graham Poll é árbitro principal desde 1991 e está na primeira divisão inglesa desde 1993. Três anos obteve as insígnias da FIFA e já dirigiu 70 partidas internacionais, mas nunca uma final europeia.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)