Barra Cofina

Correio da Manhã

Desporto

Árbitros de baliza na fase final do Euro 2012

A UEFA quer utilizar árbitros de baliza nos jogos do Euro 2012 em futebol, a disputar na Polónia e na Alemanha, disse esta quinta-feira o presidente Michel Platini, em Varsóvia.
14 de Outubro de 2010 às 21:49
Michel Platini afirma que "os árbitros de baliza poderão ver se a bola ultrapassou ou não a linha de baliza"
Michel Platini afirma que 'os árbitros de baliza poderão ver se a bola ultrapassou ou não a linha de baliza' FOTO: Lusa

"O International Board (Ifab) aceitou árbitros de baliza para os jogos da Liga Europa e da Liga dos Campeões, mas ainda não o fez para os jogos  das selecções nacionais. Vou pedir-lhes que encarem essa possibilidade para  a fase final do Euro 2012. Assim, os árbitros de baliza poderão ver se a  bola ultrapassou ou não a linha de baliza", comentou Platini, num encontro  com os jornalistas.   

 

O Ifab, que integra a FIFA e garante as leis do jogo, autorizou  em Maio a experiência com cinco árbitros na Liga Europa 2009/10 e pretende alargá-la por mais dois anos, até à 126.ª assembleia geral anual do organismo,  a realizar na primavera em 2012, antes da realização da fase final do Europeu. 

 

Entretanto, em Março último já tinha providenciado ajuda tecnológica ao trabalho dos árbitros, seja em equipas de três ou cinco juízes, e vai  agora analisar o assunto numa reunião de trabalho a 20 de Outubro, em Cardiff,  mas só se pronunciará na assembleia geral prevista para os dias 4, 5 e 6  de Março, a realizar na mesma cidade.   

 

A FIFA recebeu na semana passada 13 empresas que apresentaram as suas  propostas tecnológicas para determinar se a bola passou ou não o risco de baliza.  

 

De resto, só nesta questão da passagem da bola pela linha de baliza  é que a FIFA aceitou analisar o recurso a meios tecnológicos, sobretudo depois do golo não validado ao internacional inglês Frank Lampard no  jogo com a Alemanha, dos oitavos de final da fase final do Mundial 2010. 

 

Os alemães venceram por 4-1, mas antes do intervalo, Lampard, com um  remate de meia distância, fez a bola embater na parte inferior da barra  e ressaltar para cerca de meio metro dentro da baliza, mas o árbitro não  terá visto e mandou seguir o jogo, negando o golo que colocaria o resultado  em 1-1.   

Platini UEFA FIFA Futebol
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)