Barra Cofina

Correio da Manhã

Desporto
8

Árbitros devem trabalhar como as equipas

Vítor Pereira iniciou ontem uma nova etapa na sua carreira enquanto presidente da Comissão de Arbitragem da Liga.
4 de Outubro de 2006 às 00:00
Vítor Pereira quer mudanças
Vítor Pereira quer mudanças FOTO: Pedro Catarino
O antigo árbitro internacional, que é acompanhado neste órgão pelos vogais Antonino Rodrigues da Silva e Domingos Manuel Sousa Gomes, pretende introduzir alterações que permitam uma melhoria na qualidade das arbitragens, conforme confidenciou ao CM.
“Vamos trabalhar para tentar melhorar a qualidade das arbitragens e credibilizar o futebol, através de um conjunto de medidas que se coadunem com os actuais regulamentos”, afirmou Vítor Pereira, especificando mais detalhadamente que medidas irá adoptar: “Vai haver uma introdução de novas metodologias de treino e de acompanhamento dos árbitros. Queremos os árbitros a treinar como fazem as equipas, diariamente, como já acontece agora, mas com outro tipo de preparação. Até agora essa preparação limitava-se aos aspectos físicos e nós pretendemos que haja também um enfoque na preparação técnica e mental.”
O dirigente considera que a actual forma de nomeação directa dos árbitros, ao invés do sorteio, “não é um factor determinante”.
E coloca a tónica na necessidade de fazer com que as pessoas acreditem no futebol. “Queremos árbitros melhores para que esta indústria seja mais credível e qualificada.”
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)