Barra Cofina

Correio da Manhã

Desporto
2

ÁRBITROS E FPF EM DESACORDO TOTAL

O presidente da Federação Portuguesa de Futebol (FPF), Gilberto Madaíl, ficou desiludido com a recente atitude dos árbitros internacionais portugueses que prometeram vetar os jogos do Vitória de Guimarães.
19 de Dezembro de 2003 às 00:00
“Tudo isto é um pouco triste e não fica bem ao futebol português”, disse Madaíl, para adiantar de seguida que “os árbitros pertencem ao quadro da Federação Portuguesa de Futebol e se não querem cumprir as leis será uma situação a analisar”, deixando a ideia de que os juízes poderão ser penalizados caso faltem aos jogos.
A terminar, o líder federativo fez questão de referir que aquilo que se está a passar são “atitudes lamentáveis e não deveriam ser provocadas”.
VÍTOR REIS EM DESACORDO
Por seu turno, o presidente da Associação Portuguesa de Árbitros de Futebol (APAF), Vítor Reis, contactado pelo CM, afirmou estar em desacordo com as declarações proferidas por Gilberto Madaíl que provocaram no líder dos árbitros um sentimento de alguma revolta.
“Lamento que o presidente da FPF tenha proferido este tipo de declarações”, começou por dizer Vítor Reis que foi mais longe: “Quero chamar à atenção que a tomada de posição dos árbitros internacionais fica somente a dever-se à utilização sistemática do regulamento de disciplina. Este é desajustado e colide com as determinações da FIFA quando diz ‘erros de facto’, matéria que o presidente da Federação deveria conhecer. Além disso é bom que as estruturas do futebol luso entendam, de uma vez por todas, que os árbitros portugueses são seres errantes, mas que sabem tomar as posições que entendem para melhorar a sua actividade”, disse.
Entretanto, o árbitro Pedro Henriques, nomeado para arbitrar o jogo V. Guimarães-Braga, confirmou a sua presença na partida, adiantando, contudo, que poderia mudar de ideias “se todos os 26 árbitros e os 59 assistentes decidirem não comparecer aos jogos no próximo fim-de-semana, para em conjunto alterarem o actual regulamento”. “Assim também eu não arbitraria o jogo que me está destinado”, frisou.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)