Barra Cofina

Correio da Manhã

Desporto
1

ARMSTRONG JÁ É SEGUNDO

Começou da melhor maneira – com grande emoção – a 91.ª edição do ‘Tour’, que ontem arrancou na cidade belga de Liége, com um prólogo de 6,1 quilómetros.
4 de Julho de 2004 às 00:00
Numa verdadeira luta contra o tempo, o português José Azevedo, ‘tenente’ do norte-americano Lance Armstrong na US Postal, acabou por não perder muito tempo, ficando a 24 segundos do vencedor, o suíço Fabian Cancellara (Fassa Bartolo). Azevedo ocupou o 38.º lugar, num total de 188 participantes, com o registo de 7.14,23 minutos.
A ameaça de chuva pairou na mente dos participantes, mas apenas uns pingos se fizeram sentir, sem causar grandes transtornos, nem mesmo ao ciclista português. “Estou muito satisfeito, pois sabia que este prólogo não era para as minhas características”, avançou o vilacondense, que teve algumas precauções. “Havia algumas partes perigosas no traçado, nomeadamente com o paralelo. Felizmente não choveu”.
Com o objectivo único de ajudar a conduzir Armstrong a mais um título, Azevedo também realçou a prestação do texano. “Estou contente com o tempo que o Lance fez, já que mostrou que está bem”. O português não só conseguiu uma prestação ao seu nível, como assistiu ainda ao começo-relâmpago do seu chefe-de-fila, depois de Armstrong ter terminado o prólogo no 2.º posto, a dois segundos do vencedor. O namorado da cantora Sheryl Crow, que tanto na partida como na chegada esteve sempre rodeado de quatro polícias e seis seguranças, começou assim, em grande força, o ataque à conquista do 6.º título na maior prova do Mundo.
Mas a grande surpresa do dia acabou mesmo por surgir das pedaladas de Cancellara, de 23 anos, que cumpriu o traçado em 6.50, 940 minutos. E fê-lo em estilo – como qualquer bom relógio suíço –, já que conseguiu a terceira melhor média de sempre (53.56 km/hora) num contra-relógio no ‘Tour”. “Sou o homem mais feliz do Mundo e quero partilhar essa felicidade com todos. Penso que fiz um pouco de história”, avançou Cancellara, que chorou ao ver confirmada a sua vitória.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)