Barra Cofina

Correio da Manhã

Desporto
7

As garras do leão

Luís Duque e Carlos Freitas identificaram as lacunas e já escolheram os oito reforços que prometem impulsionar o emblema de Alvalade para a conquista do título nacional.
9 de Abril de 2011 às 00:00
O técnico Domingos Paciência
O técnico Domingos Paciência FOTO: Hugo Delgado/Lusa

O Sporting terá uma grande época em 2011/12." A promessa de Godinho Lopes faz antever uma autêntica revolução em Alvalade. Luís Duque e Carlos Freitas identificaram as lacunas do plantel e concluíram que o ‘novo leão’ precisa de oito reforços.

O homem do leme será Domingos Paciência. O convite de António Salvador não demoveu o treinador do Sp. Braga, de 42 anos, que levará consigo Alberto Rodríguez, pedra basilar da defesa ‘arsenalista’. O central peruano, de 27 anos, está em final de contrato e já deu o ‘sim’ mas apenas será confirmado na próxima época, visto que os bracarenses são os principais rivais dos ‘leões’ na luta pelo terceiro lugar da Liga.

O brasileiro Alex Silva e o argentino Ezequiel Garay também são hipóteses para o eixo da defesa. O primeiro encontra-se no São Paulo por empréstimo do Hamburger e poderá assinar pelo Sporting em regime de co-propriedade com os alemães. Já o segundo, ‘tapado’ por Ricardo Carvalho e Pepe no Real Madrid, está avaliado em 10 milhões de euros e tem muito mercado. Em final de contrato com o Copenhaga, o sueco Wendt é o escolhido para ‘lutar’ com Evaldo.

O israelita Zahavi, extremo do Hapoel Telavive, já assumiu que tem um pré-acordo com o Sporting e deverá chegar a troco de um milhão de euros. Mais à frente, Hugo Almeida, Bobô e Jô são os nomes pretendidos. Apesar de o internacional português ver com bons olhos uma mudança, o Besiktas não estará disposto a libertar um jogador pelo qual pagou 2 milhões de euros em Janeiro. Bobô, também do Besiktas, está quase certo, mas o salário exigido (125 mil euros por mês) pode complicar o negócio. Quanto a Jô, do Manchester City, um empréstimo será o cenário mais plausível.

HUGO ALMEIDA

Depois de quatro anos e meio ao serviço dos alemães do Werder Bremen, o avançado, de 26 anos, rumou a Istambul para tentar impor-se como titular indiscutível do Besiktas. Ao fim de quatro meses, o internacional português soma apenas três golos e ainda não conseguiu roubar definitivamente o lugar de Bobô na frente do ataque. A ‘luta’ entre Hugo Almeida e Hélder Postiga na Selecção poderá ser reeditada no Sporting.

RODRIGUEZ

Em final de contrato com o Sp. Braga, o central já se comprometeu com os leões para a próxima temporada. Aos 27 anos, Alberto Rodríguez é o grande pilar da defesa dos ‘arsenalistas’. Experiência, agilidade e capacidade de liderança são alguns dos atributos deste peruano, capaz de assumir a titularidade em qualquer equipa portuguesa.

ALEX SILVA

O central brasileiro, de 26 anos, encontra-se cedido pelo Hamburger ao São Paulo e, caso venha para o Sporting, os ‘leões’ deverão passar a ter o seu passe em regime de co-propriedade com o clube alemão. O irmão de Luisão participou em todos os jogos do ‘Tricolor’ neste início do Paulistão.

BOBÔ

Há seis épocas no Besiktas, Bobô foi dado com descartável antes da chegada de Hugo Almeida. O avançado brasileiro chegou a tremer mas tem correspondido com golos. Pode chegar a ‘custo zero’, mas o elevado salário exigido, cerca de 125 mil euros mensais, pode ser um obstáculo.

GARAY

Jovem central de qualidades inegável, ainda não ‘explodiu’ no Real Madrid muito por culpa de uma dupla portuguesa: Ricardo Carvalho e Pepe. Avaliado em 10 milhões de euros, o argentino, de 24 anos, é cobiçado por vários clubes europeus, como o AC Milan, Lyon ou Villarreal.

ZAHAVI

Eren Zahavi, 23 anos, já assumiu que tem um pré-acordo com o Sporting e deverá chegar a troco de um milhão de euros. Estrela do Hapoel Telavive e grande promessa israelita, marcou dois golos ao Benfica nesta época, na fase de grupos da Champions.

Dzeko, Tévez e Balotelli são nomes que ajudam a explicar a pouca utilização de Jô no Manchester City (ainda não marcou esta época). O ponta-de-lança brasileiro, de 24 anos, pode chegar ao Sporting por empréstimo, com uma opção de compra a rondar os cinco milhões de euros.É visto como um jogador de enorme potencial, candidato a ‘pinheiro’ de Alvalade.

WENDT

As boas exibições do lateral-esquerdo no Copenhaga já lhe valeram a titularidade na selecção sueca. Jogador forte, consistente e solidário nos movimentos ofensivos, Oscar Wendt, de 25 anos, promete uma ‘guerra’ interessante com Evaldo.

Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)