Barra Cofina

Correio da Manhã

Desporto
1

"Assobios podem condicionar”

Paulo Bento, treinador do Sporting, diz que o embate com o FC Porto não é decisivo para o título e que um detalhe pode resolver.
5 de Outubro de 2008 às 00:30
 "Teremos de ser mais fortes do que aquilo que fomos contra o Benfica. Temos de ser melhores"
'Teremos de ser mais fortes do que aquilo que fomos contra o Benfica. Temos de ser melhores' FOTO: Mário Cruz / Lusa

– Que antevisão faz do clássico?

Paulo Bento – Um jogo difícil contra uma boa equipa que vem de um resultado negativo e quer reagir em Alvalade. Queremos ganhar e faremos tudo o que estiver ao nosso alcance, mas não há qualquer problema de ficar com outro resultado sem ser a vitória, desde que façamos tudo o que estiver ao nosso alcance. Não é um jogo decisivo .

– Lucho disse após a derrota (4-0) com o Arsenal que o Sporting ia pagar a factura?

– Isso é um problema para os jogadores resolverem e não o treinador. Não penso que sejam precisas palavras do adversário para nos estimular.

– O FCPorto está fragilizado?

– Não acredito. O jogo vai ser extremamente equilibrado e competitivo. Um detalhe pode resolver.

– Os assobios no jogo do Basileia já estão esquecidos?

– Não é normal ser assobiado aos 20 minutos num jogo da Champions. Espero um ambiente normal num estádio com muita gente. Se tiverem de assobiar que o façam no final. Durante o jogo os assobios podem condicionar a equipa.

– O que tem de mudar depois da derrota (2-0) com o Benfica?

– A equipa tem de ser mais forte do que foi contra o Benfica. Na Luz não cuidámos de dois detalhes e não podemos repetir esses erros, como sofrer um golo num lançamento de linha lateral quando o jogo estava equilibrado e controlado. A equipa soube reagir contra o Basileia. Esperamos dar continuidade no jogo com o FC Porto.

– Uma nova derrota frente a um grande...

– ... o Sporting perspectiva os jogos sempre ganhar. Espero que o campeonato acabe em Maio para todos e não acabe para o Sporting em Outubro. A última jornada é a 31 de Maio e que seja para todos.

– Tem levado quase sempre a melhor sobre Jesualdo Ferreira...

– Três dos quatro troféus que conquistámos foram com o FC Porto, mas isto não significa que existe rivalidade ou competição entre Paulo Bento e Jesualdo. Existe é muito respeito e é preciso não esquecer que é um treinador bicampeão.

IZMAILOV E 'VUK' SÃO BAIXAS

Izmailov e Vukcevic ficaram fora do clássico. O médio ainda não está recuperado de uma entorse no joelho esquerdo e o avançado , com queixas na coxa esquerda, nem sequer subiu ontem ao relvado de Alcochete. Já o central Polga recuperou de uma entorse (joelho esquerdo) e vai ocupar o lugar no eixo da defesa ao lado de Tonel.

APONTAMENTOS

ADRIEN NOS ELEITOS

Omédio Adrien Silva é a grande novidade de Paulo Bento para o clássico. Em relação aos convocados do jogo da Liga dos Campeões frente ao Basileia, entra o médio e sai o lesionado Vukcevic.

ROCHEMBACK TITULAR

Apesar de alguns problemas físicos e de um decréscimo de forma, Bento garantiu que Rochemback vai manter a titularidade.

APENAS SETE MINUTOS

A conferência de imprensa de Jesualdo Ferreira durou sete minutos. Geralmente, passa da meia hora.

REGRESSO DE NUNO

Nuno reencontra o Sporting. O suplente de Helton volta a merecer a confiança tal como na final da última Taça de Portugal (0-2).

O OLHAR DOS ADEPTOS

Quem sai mais prejudicado com as várias ausências do clássico?

JOÃO BRAGA - SPORTING

ONuno substitui até com vantagem o Helton. O FC Porto não sai prejudicado, é uma falsa indisponibilidade. Em relação ao Sporting, o Vukcevic, se fosse o do ano passado, fazia falta. Este ano ainda não vi nada dele. Izmailov faz muita falta e, ainda por cima, estava em excelente forma. Já Caneira é um jogador de muitas ‘faltas’, face às várias soluções. Há quem diga que as ausências maiores serão Quaresma, Bosingwa e Paulo Assunção. No Sporting, respondo Figo,Ronaldo... Mas isto só para quem achar que o FC Porto está mais fraco. Confio em que as escolhas do Paulo Bento sejam as mais adequadas.

HENRIQUE  GONÇALVES - FC PORTO

As ausências são muito subjectivas. Se em determinados jogos são peças importantes, os jogadores que vão ocupar essas posições poderão exponenciar as suas qualidades e até fazer esquecer essas ausências. Só faz falta quem está em jogo. Não me parece que o FCPorto saia diminuído com a ausência de Helton. Nuno é um bom guarda-redes e não há diferenças abissais entre ambos. O Sporting também não sai mais limitado pela indisponibilidade de Caneira, Izmailov e Vukcevic. É um clássico e quem jogar está consciente da responsabilidade. As ausências não serão determinantes no resultado.

NOTAS

'ESPIÕES: GIGANTES EM ALVALADE

Arsenal, Chelsea, Man. United, Man. City, Inter Milão são apenas alguns dos emblemas com presença em Alvalade. Moutinho, Yannick, Lucho e Bruno Alves são os alvos mais apetecidos

 

Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)