Barra Cofina

Correio da Manhã

Desporto
3

Atleta do Boavista vítima de morte súbita (C/ VÍDEO)

Francisco Ribeiro morreu aos 17 anos, no final do treino de andebol da equipa juvenil do Boavista. O atleta caiu inanimado, anteontem à noite, no balneário do pavilhão da escola Maria Lamas, no Porto, onde a equipa treina. ‘Chico’, como era conhecido, não reagiu a uma hora de manobras de reanimação do INEM. Faleceu vítima de paragem cardiorrespiratória e só os resultados da autópsia poderão revelar mais dados sobre as causas da morte súbita.
19 de Dezembro de 2009 às 00:30
O corpo de Francisco Ribeiro chegou ao início da noite de ontem à igreja de Ramalde, no Porto, onde foi velado por familiares, amigos, colegas e elementos do Boavista
O corpo de Francisco Ribeiro chegou ao início da noite de ontem à igreja de Ramalde, no Porto, onde foi velado por familiares, amigos, colegas e elementos do Boavista FOTO: José Rebelo

"É uma imagem que vou guardar. Não consigo esquecer aqueles momentos", disse ao CM António Santos, director do Departamento de Andebol do Boavista FC. O dirigente assistiu aos esforços dos médicos e está convencido que fizeram tudo o que foi possível. "Usaram desfibrilador, massagens e várias injecções, mas ele não reagiu", contou o responsável desportivo. "O Chico era o grito da equipa e era quem incentivava os colegas", acrescentou António Santos, emocionado com a morte do jovem atleta.

"O Chico era alegre, sempre bem-disposto e porreiro." É assim que os amigos falam dele. O pai do jovem estava ontem ainda em choque.

"Ainda há um ano morreu a minha mulher e agora foi o meu único filho. A vida foi madrasta para mim. Fiquei sozinho", dizia à porta da igreja de Ramalde, entre lágrimas e gestos de desespero. "O meu filho nunca teve problemas de saúde", disse Rui Ribeiro.

Os responsáveis do Boavista também garantem que Francisco fazia regularmente todos os exames clínicos e nunca acusou qualquer problema. "Esta época até repetiu os exames porque foi operado ao joelho devido a uma lesão. No Hospital da Prelada exigiram todos os exames e estava tudo normal", asseguram. O jovem estudava na Secundária Carolina Michaëlis, no Porto. Desde os 11 anos que dedicava todos os tempos livres à prática de andebol. O clube axadrezado está de luto.

PORMENORES

FUNERAL

Francisco Ribeiro vai hoje a enterrar. O funeral realiza-se pelas 14h30, com missa de corpo presente na igreja de Ramalde, seguindo para o cemitério paroquial, mesmo ao lado da capela mortuária.

BOAVISTA

A festa no circo que ontem se realizou ficou marcada pelo luto. É um evento habitual promovido para os jovens atletas das várias modalidades desportivas. A inauguração do relvado sintético, amanhã, não terá festa.

LISTA EXTENSA

Há dois meses, Kevin Widemond, basquetebolista americano da Ovarense, de 23 anos, faleceu no intervalo de um jogo com a Académica, engrossando a extensa lista de mortes súbitas no desporto. 

Ver comentários