Barra Cofina

Correio da Manhã

Desporto
7

ATLETAS OLÍMPICOS VÃO AOS NACIONAIS

Alguns dos atletas portugueses já apurados para os Jogos Olímpicos de Atenas vão continuar a sua preparação nos Campeonatos Nacionais de atletismo, a decorrer no próximo fim-de-semana no Estádio Universitário, em Lisboa.
29 de Julho de 2004 às 00:00
Para a maioria dos 388 atletas presentes, a prova será a derradeira oportunidade de garantirem os mínimos para Atenas. Mas esta é apenas uma das razões que deixa Fernando Mota, presidente da Federação Portuguesa de Atletismo, esperançado numa boa competição. “Gostaríamos que toda a família do atletismo se reencontrasse nestes Campeonatos Nacionais”, afirmou, criticando ainda a estação pública por não transmitir o certame: “Não é aceitável que um órgão de serviço público não queira associar-se, por orientações políticas e da sua administração, a este importante evento desportivo”.
Finda esta prova, o seleccionador nacional, Abreu Matos, confirmou a presença de alguns atletas olímpicos, entre os quais Edivaldo Monteiro, Naide Gomes e Teresa Machado, nos Campeonatos Ibero-Americanos, de 6 a 8 de Agosto, o que o leva a afirmar que em Huelva, Espanha, “Portugal vai apresentar-se quase na máxima força”.
Jorge Vieira, director técnico nacional, anteveu a participação dos atletas lusos em Atenas. “São 138 medalhas, mas são muitos milhares de atletas a tentar conquistá-las”, explicou Jorge Vieira.
Os Campeonatos Nacionais serão ainda marcados no domingo por uma homenagem a Carlos Lopes, António Leitão, Rosa Mota, Fernanda Ribeiro, antigos atletas medalhados, e Fernando Mamede, recordista mundial de 10.000 metros.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)