Barra Cofina

Correio da Manhã

Desporto

AUTÓDROMO DO ESTORIL FESTEJA 30º ANIVERSÁRIO

O Autódromo do Estoril está de parabéns, assinalando a passagem do seu 30º aniversário.
19 de Junho de 2002 às 00:19
Embora tenha sido inaugurado oficialmente a 18 de Junho de 1972, pelo então presidente da República almirante Américo Tomás, foi no anterior governo que aquele complexo desportivo deu início às suas actividades.


Mandado construir pela empresária Fernanda Pires da Silva nos terrenos conhecidos pela Quinta de Santo António da Ribeira da Penha Longa, o Autódromo do Estoril foi palco, nos seus 30 anos de existência, de competições do mais alto nível internacional, de que se salientam, por exemplo, os vários Grandes Prémios de Portugal em Fórmula 1 ali disputados, bem como diversas provas dos Campeonatos Europeu e do Mundo de Turismos, do DTM (campeonato alemão de turismos) e do FIA GT.


Recorde-se que a Caixa Geral de Depósitos acaba de adquirir os 49% das acções do Autódromo, ficando assim o Estado com a sua totalidade.


Logo depois de ser inaugurado, o autódromo recebeu as mais variadas competições, a começar pelo motociclismo, tendo ali corrido o piloto espanhol Angel Nieto, entre muitos outros.


Entretanto, foi preparado para o próximo fim-de-semana um extenso programa destinado a celebrar este aniversário daquela que em Portugal é a única pista permanente a poder receber os monolugares de Fórmula 1. O dia de sábado, por exemplo, será todo ele dedicado aos automóveis, com a possibilidade dos interessados poderem escolher entre andar na pista com os seus próprios automóveis, ainda que atrás do "safety car", ou servir de navegador numa das muitas "máquinas" de competição que vão estar presentes no circuito, acompanhando alguns dos nosso pilotos. No domingo serão os amantes das "duas rodas" a poder disfrutar da pista do Estoril. Em cada um dos dias, o custo de circular na pista é de 20 euros, mas estarão isentos todos aqueles que tenham nascido em 1972 ou sejam proprietários de viaturas desse ano.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)