Barra Cofina

Correio da Manhã

Desporto

BACALHAU AJUDA A LEVANTAR MORAL

Apenas uma vitória no encontro de amanhã frente à Alemanha permitirá à selecção portuguesa aspirar em passar às meias-finais do Europeu de sub-21. Ainda assim, os lusos terão sempre de esperar pelo resultado da partida entre a Suíça e a Suécia para saber se ficam mais uns dias em terras germânicas.
1 de Junho de 2004 às 00:00
O ambiente na comitiva lusa é agora melhor do que aquele que se viveu após a derrota frente à Suécia, mas ainda se sentem algumas marcas no grupo. “É um jogo do tudo ou nada. Estamos confiantes, apesar de sabermos que a Alemanha é uma boa equipa”, afirmou Carlos Martins.
Apesar dos dissabores em campo, os jogadores não se podem queixar dos bons sabores nos pratos. De Portugal viajou Fernando Heleno, um cozinheiro que há nove anos acompanha as selecções jovens, com a missão de confeccionar refeições com sabor português. “Trouxemos o bacalhau e o azeite para dar um bom tempero aos alimentos”, revela ao CM Fernando Heleno, que conhece os pratos preferidos de todos os jogadores.
“Tento saber qual o gosto de cada um deles e a maioria prefere de refeições ‘pesadas’. Há dias, o João Pereira disse-me que o que gosta mais é de ‘rancho’, um género de feijoada, só que com grão. Mas isso não podemos fazer aqui. O Danny é o único que adora peixe”.
Em competição os jogadores apenas devem ingerir refeições leves e o piri-piri como tempero é absolutamente proibido. Os pratos são sempre grelhados, assados no forno ou cozidos. As bebidas com gás são também banidas. Em dias de jogos, o almoço é sempre o mesmo: a tradicional canja de galinha e bife grelhado com arroz branco como segundo prato. À sobremesa os jogadores têm como opção pudim ou leite creme.
E como amanhã é dia de jogo, será precisamente esta a refeição que os atletas vão fazer, esperando-se que esta seja a receita da vitória sobre a Alemanha.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)