Barra Cofina

Correio da Manhã

Desporto
8

Benfica espera sentença para definir contratações

A indefinição quanto ao futuro próximo de Nuno Assis está a obrigar o Benfica a fazer um compasso de espera no que toca à política de contratações. Os ‘encarnados’ aguardam conhecer a sentença do Tribunal Arbitral do Desporto (TAS), a qual deverá ser anunciada durante a próxima semana, para depois decidir o que fazer. A acusação da Agência Mundial Antidopagem (AMA) pediu dois anos de suspensão para o jogador e, caso o Tribunal decida por uma pena dura, o Benfica seria obrigado a reforçar-se no meio-campo.
4 de Janeiro de 2007 às 00:00
Nuno Assis poderá ter de cumprir os 19 dias que faltam do castigo por ‘doping’
Nuno Assis poderá ter de cumprir os 19 dias que faltam do castigo por ‘doping’ FOTO: Fernando Ferreira, Record
Assis começou por ser punido com seis meses de suspensão por um controlo positivo em Dezembro de 2005, no jogo com o Marítimo, mas recorreu e foi ilibado pelo Conselho de Justiça (CJ) da FPF quando faltavam 19 dias para cumprir a pena. Laurentino Dias, secretário de Estado do Desporto, não se conformou e enviou o caso para a AMA, que recorreu para o TAS, cuja decisão está prestes a ser conhecida.
Mas, de acordo com uma fonte conhecedora do processo, ontem contactada pelo CM, a sentença do TAS deverá ir de encontro às pretensões do jogador e do Benfica. “A sentença que me parece mais provável é o jogador ter de cumprir os 19 dias de suspensão que faltavam, para completar os seis meses com que inicialmente foi punido”, afirmou este reputado jurista, sustentando a sua posição da seguinte forma: “Quando o jogador foi suspenso por seis meses pela Comissão Disciplinar da Liga, o Conselho Nacional Antidopagem (CNAD) não recorreu da decisão, acatou-a, quem recorreu foi o jogador. Ora, existe um princípio básico do Direito, segundo o qual o recorrente não pode ver a sua pena ser agravada. Por isso, não me parece possível que o TAS aplique uma punição superior à sentença inicial”.
A confirmar-se este cenário, também Madaíl poderia respirar de alívio, uma vez que a decisão do CJ seria revogada e a FPF não incorreria na perda do estatuto de utilidade pública.
APONTAMENTOS
MICCOLI
Miccoli não treinou ontem e deve falhar o jogo da Taça com o Oliveira do Bairro. Segundo o ‘site’ do Benfica, o avançado “fez trabalho de ginásio e assim acontecerá ao longo dos próximos dias, tendo em vista o reforço muscular global”.
CARDOZO
Os argentinos do Newell’s já detêm a totalidade do ‘passe’ do avançado paraguaio Cardozo, depois de terem saldado uma dívida ao Club Nacional. O Newell’s pode agora vender o jogador ao Benfica... que antes quer vender Kikin.
OLIVEIRA DO BAIRRO
O Oliveira do Bairro, da II Divisão, vai levar sábado cerca de três mil adeptos à Luz para o jogo da Taça com o Benfica, garantiu o dirigente, António Moreira. O clube vai disponibilizar autocarros para transportar os jovens da formação.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)