Barra Cofina

Correio da Manhã

Desporto
4

BENFICA GARANTE CRÉDITO BONIFICADO

A Câmara Municipal de Lisboa (CML) já terá assinado a certidão que permite ao Benfica aceder a uma linha de crédito bonificado concedida pelo Estado aos clubes que estão a construir novos estádios para o Euro’2004.
20 de Outubro de 2002 às 00:21
Segundo o CM apurou junto a fonte ligada ao processo, o documento já está pronto e deverá ser entregue ao clube da Luz no decorrer da próxima semana.

O Benfica garante assim uma bonificação de três pontos percentuais nos juros relativos a um empréstimo no valor de 32 milhões de euros, soma equivalente a 37,5 por cento do valor total do contrato-programa celebrado com o Estado e a Sociedade Euro’2004. Nesta certidão, deverá ficar claro que a CML não comparticipou na construção do novo estádio da Luz, condição indispensável para que o Benfica possa aceder ao crédito bonificado, como refere a portaria nº535/2002, de 27 de Maio, no seu ponto 2.4 – “Durante todo o período de atribuição da bonificação, o complexo desportivo não [pode] ser objecto de qualquer comparticipação municipal e ou intermunicipal”.

Segundo revelou ao CM fonte do Benfica, a cedência ao clube de um terço dos resultados da comercialização dos terrenos no Vale de Santo António (7,5 milhões de euros), bem como de um terreno destinado a um posto de combustíveis, não foram mais do que uma compensação pela redução de 80 para 65 mil metros quadrados na volumetria de construção dos terrenos adjacentes ao estádio da Luz.

Entretanto, subsiste ainda outro problema. É que o protocolo estabelecido entre o Benfica, a CML e a Empresa Pública de Urbanização de Lisboa (EPUL) ainda não foi oficializado. Carmona Rodrigues, vice-presidente da autarquia, disse ao ‘Expresso’ que o Benfica reivindica “que a EPUL garanta a saída do dinheiro [7,5 milões de euros] até final de Setembro de 2004”, cláusula que a CML não aceita.

LEIRIA PROMETE CUMPRIR

Entretanto, a Leirisport e a presidente da CM Leiria, Isabel Damasceno, emitiram um comunicado, no qual garantem que apesar das palavras do presidente da comissão de estádios da UEFA Ernie Walker, sobre o andamento das obras no novo Estádio Municipal, “os compromissos serão cumpridos”.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)