Barra Cofina

Correio da Manhã

Desporto
1

Benfica lucra mais de sete milhões

O Sport Lisboa e Benfica lucrou 7,686 milhões de euros no semestre fiscal terminado a 31 de Janeiro de 2008. Comparando com os seis meses fiscais findos em Janeiro do ano passado, a progressão do resultado líquido do clube presidido por Luís Filipe Vieira foi de 576 por cento.
2 de Abril de 2008 às 00:30
Benfica lucra mais de sete milhões

A melhoria do ganho dos encarnados deveu-se, sobretudo, à venda de passes de jogadores, que totalizou 12,2 milhões de euros. Como o Benfica amortizou 7,5 milhões de euros, o saldo positivo somou 4,7 milhões de euros.

Num comunicado enviado à CMVM – Comissão do Mercado de ValoresMobiliários –,oBenfica SAD disse que o referido saldo positivo 'está relacionado com a obtenção de mais-valias com as transferências de direitos desportivos ocorridas durante os meses de Agosto de 2007eJaneirode 2008', concretamente, 'os atletas Manuel Fernandes, Anderson Cleber e Diego de Souza. Em contrapartida, no semestre homólogo do exercício anterior, apenas aconteceu a alienação dos direitos desportivos do atleta Ricardo Rocha.'

As receitas da SAD benfiquista totalizaram 31,6 milhões de euros, com a quebra de 3,66 por cento devido à diminuição dos proveitos oriundos da prestação de serviços.

Os capitais próprios subiram 33,6 por cento, para 30,6 milhões de euros, e o passivo foi de 115 milhões de euros (redução de 41,5 milhões de euros).

As acções do Benfica terminaramasessãodeontemadois euros,menos0,49por cento.

DISCURSO DIRECTO: 'VENDA DE JOGADORES FOI DECISIVA':  Domingos Soares Oliveira, administrador  

Correioda Manhã– Quais as razões para os lucrosde 7,7 milhões de euros da SAD?

– Domingos Soares de Oliveira – Houve várias razões, mas a principal razão prendeu-se com a venda de passes de jogadores no início da época, que foi decisiva para o aumento excepcional dos lucros.

– Como é que a SAD reduziu o passivo em 41,5 milhões de euros?

– Houve uma reestruturação do passivo, através da regularização de uma dívida de cerca de 50 milhões de euros do clube à SAD. E o clube procedeu a uma redução do passivo bancário junto dos bancos.

– No entanto, as receitas totais da SAD baixaram 3,66 por cento...

– A redução das receitas tem a ver com uma receita extraordinária no ano passado que não tem a ver com a actividade corrente da SAD. As receitas de bilheteira, dos direitos televisivos e patrocínios mantiveram-se e em alguns casos subiram.

– Quais são as expectativas da SAD para o próximo orçamento?

– Ainda não começámos a preparar o orçamento.

– A presença na próxima Champions é decisiva?

– Apontamos sempre para a Champions.

LIPPI ADMITE TREINAR NA LUZ

'É uma hipótese que encaro com agrado mas não vou adiantar nada mais sobre isso', disse Marcello Lippi ao CM no dia em que diversos órgãos de comunicação social avançaram com o nome do técnico italiano como sendo o ‘estrangeiro’ preferido pelos benfiquistas para orientar a equipa na próxima época. Como o CM avançou em primeira mão, o treinador campeão do Mundo, de 59 anos, é o alvo preferencial dos encarnados e o próprio não esconde o fascínio de orientar um clube com a grandeza do Benfica. Segundo apurou o CM, a possível contratação de Lippi pelo Benfica está dependente do segundo lugar na Liga, que garante o acesso directo à Liga dos Campeões na próxima época.

TRÊS JOGOS PARA CARDOZO

AUEFA confirmou a punição de três jogos a Cardozo, avançado do Benfica, pela cotovelada do paraguaio em Belenguer, no jogo da 1.º mão dos oitavos-de-final na Luz frente ao Getafe.

Cardozo já cumpriu um jogo, na segunda mão emMadrid, ficando a faltar-lhe outros dois, que ficam para a próxima edição das competições europeias. A UEFA aplicou ainda uma multa de 6372 euros aoBenfica, por os adeptos lançarem tochas para o relvado, perto do final doBenfica-Getafe. As águias podem recorrer desta sanção.

OS DONOS DO BENFICA

A maioria do capital social benfiquista é detido pelo clube da Luz, com mais de 7,5 milhões de acções

VALORES SIMBÓLICOS

O vice-presidente, Rui Henriques da Cunha tem 500 acções do Benfica. Rui do Nascimento Barreira tem 300 acções e Gualter Neves Godinho 100.

Manuel Vilarinho - 12,27% - 1.840.000 acções

Ricardo Salgado - 12,22% - 1.832.730 acções

Luís Filipe Vieira - 5,67%  - 850.000 acções

José Guilherme - 5,6% -  840.000 acções

Joaquim Oliveira - 4% - 612.283 acções

Diogo Vaz Guedes - 2,98% -  446.880 acções

Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)