Barra Cofina

Correio da Manhã

Desporto
6

Benfica paga mais que o FC Porto

Custos da SAD das águias com ‘pessoal’ dispararam entre Julho de 2010 e Março deste ano para 32,6 milhões de euros. No mesmo período, dragões gas-taram menos 1,9 milhões
11 de Junho de 2011 às 00:00
Benfica paga mais que o FC Porto
Benfica paga mais que o FC Porto

O Benfica já é a equipa portuguesa que mais gasta com os salários dos jogadores e dos membros da equipa técnica. Nos primeiros nove meses da época 2010/2011 (de Julho do ano passado até ao final de Março) os encarnados gastaram 32,6 milhões de euros em custos com pessoal, uma subida de 17,2%, mais 5,6 milhões, do que no mesmo período da temporada anterior.

Nas contas enviadas à CMVM, a SAD revela que o aumento dos custos totais (que subiram 11,5 milhões de euros para os 58,4 milhões – mais 9,3 milhões que o FC Porto) se devem à inclusão nas contas da Benfica Estádio e, também, ao "acréscimo do custo com o pessoal com a estrutura do futebol profissional". Deste valor fazem parte os salários dos principais craques encarnados, como Pablo Aimar, o melhor remunerado, que tem um rendimento anual de 2,2 milhões de euros.

O Benfica está já à frente do FC Porto, invertendo uma tendência dos últimos anos. A SAD liderada por Pinto da Costa conseguiu mesmo diminuir os custos com pessoal em 6,5%, menos 1,9 milhões de euros, para um total de 29,1 milhões.

No relatório e contas enviado à CMVM, a redução é justificada com a "diminuição dos salários da equipa técnica e prémios atribuídos, mas também à redução das indemnizações pagas a jogadores por rescisões de contratos". Contudo, é provável que no último trimestre da temporada, cujas contas serão reveladas até ao final do mês de Outubro, estes custos voltem a disparar. Isto porque as vitórias no campeonato nacional, Taça de Portugal e Liga Europa significam que a SAD vai abrir os cofres para pagar prémios de desempenho aos jogadores, equipa técnica e à própria administração. Além disso, a renovação de contrato com a equipa técnica e alguns dos principais jogadores, como Hulk, significa mais encargos.

No campeonato dos salários, o Sporting continua a ser o mais poupado, isto apesar do crescimento verificado. Entre Julho e Março, a SAD dos leões apresentou um custo com pessoal de 20,6 milhões de euros, mais 16% (3,3 milhões) quando comparado com o mesmo período da época anterior.

No total, e em nove meses, as SAD dos três grandes gastaram 82,3 milhões de euros no pagamentos de salários e de prémios, o que representa uma subida de 8,5% (sete milhões) em comparação aos mesmos meses da temporada anterior.

Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)