Barra Cofina

Correio da Manhã

Desporto
6

Benfica quer marcar cedo

Encarnados vão entrar no dérbi a todo o gás e encostar os leões às cordas no jogo de hoje no Estádio da Luz.
21 de Abril de 2013 às 01:00

Entrar a todo o gás, encostar o Sporting às cordas e tentar marcar logo no primeiro terço do jogo. É esta a estratégia que as águias vão procurar implementar no dérbi desta noite (20h15), para ultrapassar o Sporting e segurar a vantagem de quatro pontos sobre o FC Porto, segundo classificado no campeonato.

Segundo apurou o CM, Jesus já passou esta mensagem aos seus jogadores, considerando ser a fórmula ideal para baralhar um adversário que vem de uma série de três vitórias consecutivas no campeonato mas deu mostras de muita irregularidade e fragilidade psicológica ao longo da época. Uma situação, aliás, que explica a diferença de 34 pontos que separa as duas equipas.

No plantel, sabe o CM, o ambiente é de total confiança, mas Jesus lembrou aos jogadores que no futebol a "bola é redonda", muito mais tratando-se de um Benfica-Sporting, cuja história está repleta de resultados surpreendentes. Por isso, o técnico pediu a máxima concentração.

Os jogadores visionaram vídeos do Sporting e, no plano individual, Jesus reviu erros de posicionamento com os seus pupilos, apelando à necessária concentração. A cinco jornadas do final da Liga, o objetivo é também motivar os adeptos para os títulos em disputa: Liga, Taça de Portugal e Liga Europa.

"PRESSÃO ESTÁ NOS DOIS LADOS"

Jorge Jesus compara dérbi a uma "etapa de montanha"

– O que espera do dérbi com o Sporting?

Jorge Jesus – É mais um dérbi, mais um jogo difícil, como tem sido a época do Benfica no objetivo que traçámos de defender o primeiro lugar. O adversário tem grande diferença pontual na classificação [34 pontos] em relação ao Benfica, mas dentro de campo isso não conta.

– O Benfica está mais pressionado para vencer?

– Não considero que a pressão esteja mais do lado do Benfica. Há grande responsabilidade nossa, porque queremos defender a vantagem de quatro pontos que temos para o segundo classificado, mas o Sporting tem também o objetivo de chegar à Liga Europa. Por isso a pressão está dos dois lados.

– Ricardo Santos [árbitro auxiliar que validou o golo a Maicon na época passada] foi nomeado para o dérbi...

– O que é importante é o presente. Essa situação [golo validado a Maicon no jogo com o FC Porto] aconteceu no ano passado e está posta de lado para nós. Temos a máxima confiança na equipa de arbitragem, que certamente vai estar à altura da responsabilidade. Tenho a certeza que amanhã [hoje] vão estar três grandes equipas no dérbi.

– Em caso de vitória, o Benfica fica com o título quase assegurado?

– Ficam a faltar menos jogos, é verdade, mas o caminho ainda é longo. Tem de ser etapa a etapa, há etapas mais difíceis do que outras e amanhã é uma etapa de montanha. O favoritismo pouco importa no dérbi. São jogos em que as equipas se equilibram. 

"ESTE É UM JOGO PARA GANHAR"

Jesualdo Ferreira lembra que é um "animal de vitórias"

– Há um favorito no dérbi?

Jesualdo Ferreira – Há um favoritismo claro da equipa do Benfica. Se dissesse o contrário, estava a mentir. A nossa única vantagem é que não temos nada contra a nossa vontade de contrariar isso. Este é um jogo do nosso campeonato e é um jogo para ganharmos.

– O empate seria desde já um bom resultado para o Sporting?

– Eu só vejo o Sporting como um clube e equipa grande. A realidade do Sporting é esta e por isso não consigo perceber como o empate pode ser um bom resultado. Se amanhã será um bom resultado? Sei lá, posso chegar ao final do jogo e pensar que foi um péssimo resultado.

– O resultado que o Sporting conseguir no dérbi pode garantir a sua continuidade em Alvalade?

– Não há futuros, aqui. Há presente. Sou um animal de vitórias, não me dou bem com empates.

– Disse que não há problemas sociais no Sporting. Esse clima pode ser favorável para o dérbi ?

– A única coisa que o Sporting tem de fazer é mostrar confiança em nós. Tenho orgulho no que a equipa tem feito e só tem que haver apoio da parte de fora. Muito balanço pode fazer as pessoas enjoar. Só temos de chegar lá e jogar.

– O que representa este jogo para o Sporting?

– Este é apenas um de mais quatro jogos que vamos ter a seguir para a Liga. Mas vamos pôr tudo o que temos dentro deste jogo. No comprometimento e na vontade de ganhar, ninguém nos vai bater. 

BENFICA SPORTING JORGE JESUS ESTÁDIO DA LUZ TÁTICA
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)