Barra Cofina

Correio da Manhã

Desporto
7

BENFICA VERSÃO LIGHT PARA POUPAR TITULARES

Um jogo para a ‘águia’ repousar, física e mentalmente. Eis como se pode definir o encontro desta noite no Estádio da Luz (20 horas, em directo na SIC), que opõe Benfica e Bystrica, relativo à segunda ‘mão’ da primeira eliminatória da Taça UEFA.
30 de Setembro de 2004 às 00:00
Os 3-0 conseguidos na Eslováquia, há duas semanas, dão para quase tudo, até para presentear jogadores menos utilizados com mais alguns minutos de competição. Trapattoni, de resto, nem precisa de esconder trunfos na manga. Na lista de convocados não surgem os nomes de Moreira, Miguel, Ricardo Rocha e Sokota. Outros, como Fyssas, eventualmente Petit e quase por certo João Pereira, irão para o banco de suplentes.
O técnico do Benfica explicou, no decorrer da conferência de Imprensa de lançamento deste jogo, o porquê das mudanças que se perspectivam. Quase nem era preciso, mas ‘mister’ Tratattoni fez questão de salientar que o objectivo das alterações “é melhorar a situação de alguns jogadores que estiveram lesionados e não tiveram condições de mostrar o seu valor”. Palavras que denunciam claramente a titularidade de Geovanni, a confirmar apontamentos recolhidos no treino. Mais directamente, o treinador garantiu a inclusão de Simão no ‘onze’ inicial. Mas apenas por 45 minutos. “O Simão tem estado muito bem e de certo que vai jogar. Depois do intervalo, se tudo estiver a correr dentro da normalidade, irá descansar”.
Por esclarecer ficou a questão do formato táctico a apresentar. Um ou dois avançados? “No último jogo actuámos com uma dupla de avançados e não conseguimos marcar qualquer golo. Desta vez será um pouco diferente. Com um ou dois homens na frente, seremos muito ofensivos”, garantiu Trapattoni.
TRÊS REGRAS PARA MOTIVAR A EQUIPA
Como se motiva uma equipa que já está a ganhar antes de... começar o jogo? Trapattoni, técnico experiente, explica: “O primeiro objectivo dos jogadores será o de fazerem uma boa exibição. Não quero que se pense que já ganhámos por 3-0 no primeiro jogo, pois isso é mau para uma equipa que tem objectivos.”
O segundo desafio tem a ver com a abordagem do próprio jogo. “Não podemos pensar que é fácil. Jogamos perante os nossos adeptos e é importante fazê-lo bem.”
E finalmente, o terceiro mandamento: “Os jogadores que têm jogado menos, e que desta vez serão titulares, devem mostrar que estão à altura dos outros”. Trapattoni ‘dixit’.
SOLTAS DO REINO DA ÁGUIA
CONVOCADOS
Yannick, Amoreirinha, Bruno Aguiar e Carlitos são os jogadores que rendem Moreira, Miguel, Ricardo Rocha e Sokota na lista de convocados, relativamente ao último jogo.
QUIM NA BALIZA
Trapattoni já fez saber que Quim será titular esta noite. De resto, mais quatro novidades são esperadas no ‘onze’: Geovanni, Amoreirinha, Dos Santos e Paulo Almeida.
INTEGRADOS
Petit e Simão, que haviam trabalhado de forma condicionada ao longo da semana, treinaram-se ontem sem qualquer tipo de limitações e estão a cem por cento para hoje.
CONVERSA
O treinador do Benfica falou ontem de forma breve com todo o plantel, após a peladinha. No final da sessão deteve-se a conversar com Geovanni, Miguel e Sokota.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)