Barra Cofina

Correio da Manhã

Desporto
5

Benfica vira costas a Joaquim Oliveira

Benfica e Joaquim Oliveira estão cada vez mais distanciados, e alguns administradores pressionam o presidente, Luís Filipe Vieira, para que não renove contrato com o empresário.
18 de Janeiro de 2011 às 00:30
O Benfica critica a Sport TV por causa dos comentários nas transmissões dos seus jogos
O Benfica critica a Sport TV por causa dos comentários nas transmissões dos seus jogos FOTO: Miguel Barreira/Record

O CM sabe que a reacção dos responsáveis após o jogo de domingo, contra a Académica (1-0), foi mais um sinal claro do distanciamento que existe, neste momento, entre o clube da Luz e a empresa de Joaquim Oliveira, detentora da Sport TV. Em tom cáustico, as águias acusaram o canal de "parcialidade" nos comentários feitos durante o jogo e foram avisando que qualquer forma de pressão "está condenada ao fracasso".

A tensão no relacionamento entre as duas partes tem vindo a subir desde a época passada. Em Outubro, Luís Filipe Vieira avisou que as negociações para a renovação do contrato teriam de estar concluídas até Dezembro. O prazo expirou sem que houvesse acordo. A entrada em cena de um novo operador, gerido pelo ex-administrador da Portugal Telecom (PT) Rui Pedro Soares e por Emídio Rangel, trouxe outra capacidade negocial às águias. O novo canal é concorrente directo da Olivedesportos e já deu prova de vitalidade financeira ao comprar os direitos da Liga espanhola.

Actualmente, o Benfica recebe 7,5 milhões de euros/ano pela cedência dos direitos televisivos, valor que a SAD considera baixo. Sobretudo se comparado com os 108 milhões de euros que o Sporting vai receber até 2018/19. Tendo como ponto de partida a audiência média dos dois clubes, as águias exigem um valor superior a 30 milhões.

INCERTEZA SOBRE FUTURO DE DAVID LUIZ

O futuro de David Luiz continua na ordem do dia, sendo o único caso pendente no plantel de Jorge Jesus. Apesar dos muitos elogios e manifestações de interesse no jogador, o CM apurou que ainda não chegou qualquer proposta concreta à Luz. A última notícia veio de Barcelona, em que os jornais desportivos locais mantêm uma relação de grande proximidade com o maior clube da cidade. Contudo, também os catalães não fizeram chegar até agora qualquer proposta ao Benfica. A SAD das águias está preparada para manter o jogador até final da época, mas também não fecha portas à sua saída.

O CM sabe que, se surgir uma proposta superior a 30 milhões de euros, David Luiz pode mesmo deixar o lugar a Sidnei ou Jardel, os seus concorrestes naturais.

NANTES AFASTA LIONEL CAROLE

O lateral-direito do Nantes Lionel Carole, já contratado a custo zero pelo Benfica para as próximas cinco temporadas, foi afastado do jogo que a sua equipa disputou, ontem, com o Troyes, após ter confirmado ao seu treinador a existência do acordo com os encarnados.

Tudo começou quando Baptiste Gentile reparou que o jovem (19 anos) andava perturbado nos últimos dias e o chamou para uma conversa em privado. Sem outra alternativa, Carole confessou ao técnico ter assinado um pré-acordo com o Benfica. O técnico não gostou do que ouviu. Furioso com o lateral por não ter aceitado a proposta de renovação que lhe foi apresentada pelo Nantes e ter negociado com o Benfica à revelia do clube, Gentile afastou-o imediatamente da lista de convocados.

Segundo apurou o CM, a situação do internacional francês sub-20 poderá prolongar-se até ao final da Liga. Carole apresenta-se na Luz em Junho.

BENFICA JOAQUIM OLIVEIRA SPORT TV JOGOS CANAL LUÍS FILIPE VIEIRA
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)