Barra Cofina

Correio da Manhã

Desporto
6

Benfica volta à estrada

O Benfica anunciou ontem o regresso ao ciclismo profissional em 2007, num projecto de parceria com a empresa João Lagos Sport que terá a duração de cinco anos. Os ‘encarnados’ oferecem apenas a marca e não gastam dinheiro, sendo a gestão da equipa e todos os gastos inerentes da responsabilidade da empresa de João Lagos. Orlando Rodrigues, vencedor da Volta a Portugal em 1994 e 1995, será o director desportivo numa estreia absoluta do ex-ciclista (abandonou há três anos) no comando de uma equipa.
19 de Maio de 2006 às 00:00
Orlando Rodrigues, João Lagos, Luís Filipe Vieira e o ‘vice’ Fernando Tavares ontem na apresentação
Orlando Rodrigues, João Lagos, Luís Filipe Vieira e o ‘vice’ Fernando Tavares ontem na apresentação FOTO: António Cotrim, Lusa
“É o concretizar de uma promessa aos sócios e simpatizantes do Benfica”, anunciou Luís Filipe Vieira, que repete uma medida implementada no mandato de João Vale e Azevedo. Nessa altura o ciclismo do Benfica conheceu êxitos, em especial a vitória na Volta a Portugal do espanhol David Plaza, em 1999, ano em que a secção foi extinta.
Segundo Orlando Rodrigues, a equipa terá “14 elementos, preferencialmente portugueses e benfiquistas, e contará ainda com uma formação sub-23. O projecto está numa fase embrionária e com muito ainda por definir, como o nome do chefe-de-fila (fala-se em Sérgio Paulinho) e dos outros ciclistas. Patrocinador principal também ainda não existe. Quanto ao orçamento, João Lagos garante que “será idêntico aos das outras equipas de topo”. “Os telefones não têm parado de tocar, parece que toda a gente quer ser corredor do Benfica”, disse Lagos, que incentivou o Sporting e FC Porto a seguirem o exemplo do Benfica.
A empresa de Lagos tem concessão da organização da Volta a Portugal até 2010, mas o empresário garante que não há qualquer promiscuidade: “Será criada uma empresa totalmente autónoma para este projecto”. Recorde-se que o ciclismo foi a segunda modalidade do Benfica, dois anos e meio após a fundação, em 1906 – no símbolo do clube lá está uma roda de bicicleta. Vieira garantiu que “é a segunda modalidade com que os benfiquistas mais simpatizam”. O Benfica já viveu 70 temporadas de ciclismo. Nomes como José Maria Nicolau, vencedor da Volta a Portugal em 1931 e 1934, Peixoto Alves (1965), Francisco Valada (1966) ou Américo Silva (1968) levaram as cores do clube pelo País.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)