Barra Cofina

Correio da Manhã

Desporto
4

Benfiquistas dão título ao Porto

A maioria dos portugueses acredita que o FC Porto vai revalidar o título de campeão nacional, de acordo com uma sondagem da Aximage para o Correio da Manhã, que encerra um outro dado verdadeiramente surpreendente: mesmo entre os benfiquistas, a maioria acredita que serão os ‘dragões’ a vencer a Liga, num claro indicador de que não é muita a crença dos adeptos ‘encarnados’ na equipa de Fernando Santos.
22 de Outubro de 2006 às 00:00
Os resultados globais colocam o FC Porto como favorito para 38,6 por cento dos portugueses, enquanto o Sporting recolhe 19,8% das apostas e o Benfica 17,2%.
Já os resultados de acordo com a preferência clubística dos inquiridos indicam que os adeptos portistas são claramente os mais optimistas, com 80,3 por cento a apostar no bicampeonato, enquanto apenas 6,4% vêem o Sporting campeão e 6,2% escolhem o Benfica.
Entre os sportinguistas, a confiança não é tão elevada. Ainda assim, 45,5% dos simpatizantes do clube de Alvalade acredita que a equipa de Paulo Bento quebrará o jejum do clube, que já leva três anos sem ganhar o campeonato, com 19,6% a atribuir o favoritismo ao FC Porto e apenas 7,5% a apostar no Benfica. Os adeptos mais cépticos são os benfiquistas. Apenas 31% dos simpatizantes do clube da Luz acredita na conquista do título, enquanto 35,6% considera que o FC Porto será campeão e 9,8% aposta no Sporting.
Refira-se que a derrota sofrida pelo Benfica ante o Celtic (0-3) no dia 17 pode ter influenciado os resultados, uma vez que as entrevistas para esta sondagem realizaram-se entre os dias 17 e 19 de Outubro.
Uma nota final para sublinhar que, apesar da qualidade que o Sporting de Braga tem vindo a demonstrar nos últimos anos, apenas 0,3% dos portugueses aposta nos minhotos para a conquista do título. Já o Boavista surge mais bem cotado, com 4,8% dos portugueses a atribuírem favoritismo aos ‘axadrezados’ para a vitória no campeonato.
FICHA TÉCNICA
OBJECTIVO: Vencedor do campeonato esta época UNIVERSO: Indivíduos inscritos nos cadernos eleitorais em Portugal em lares com telefone fixo
AMOSTRA: Aleatória e estratificada (região, habitat, sexo, idade, instrução e voto legislativo) polietápica e representativa do universo, com 550 entrevistas efectivas (290 a mulheres)
PROPORCIONALIDADE: a proporcionalidade pelas variáveis de estratificação é obtida com reequilibragem amostral.
TÉCNICA: Entrevista telefónica (C.A.T.I.)
TRABALHO DE CAMPO: Decorreu entre os dias 17 e 19 de Outubro
TAXA DE RESPOSTA: 70,2%. Desvio padrão máximo de 0,021
RESPONSABILIDADE DO ESTUDO: Aximage Comunicação e Imagem, Lda, sob a direcção técnica de Jorge de Sá e João Queiroz
PINTO DA COSTA ATACA LUÍS FILIPE VIEIRA
O presidente do FC Porto acusou ontem Luís Filipe Vieira de o atacar publicamente para desviar atenções do mau início de época do Benfica. “Ele vai falar de quê? Da equipa maravilha que desbaratou deixando sair o Miguel, o Manuel Fernandes e o Tiago? Ou vai falar do Benfica europeu que vai ao Celtic e leva 3-0, empata em Copenhaga e perde em casa?”, questionou, na Câmara de Setúbal, antes de inaugurar a nova Casa do FC Porto.
Pinto da Costa lembrou a antiga “relação de amizade” com Vieira, quando este era presidente do Alverca: “Ia ter comigo ao Porto para festejar as vitórias do Alverca sobre o Benfica. E uma vez, quando o Benfica foi às Antas, no tempo do doutor Vale e Azevedo, ele recebeu o Benfica com ar de gozo à porta do nosso balneário, junto a mim. Isso foi fotografado e saiu nos jornais. Ele tem um grande complexo perante os benfiquistas que sabem dessas histórias”.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)