Barra Cofina

Correio da Manhã

Desporto
8

Benquerença chumbado

Benfica e Sporting estão "estupefactos" com a nomeação do árbitro Olegário Benquerença para o dérbi de sábado. "Falta-lhe qualidade para dirigir um jogo tão importante" e "ninguém pode ficar descansado" foram as frases que o CM mais ouviu quando confrontou dirigentes dos dois clubes sobre a decisão da Comissão de Arbitragem da Liga.

18 de Fevereiro de 2009 às 00:30
Olegário Benquerebça tem 39 anos. Chegou à 1ª categoria em 1995/96
Olegário Benquerebça tem 39 anos. Chegou à 1ª categoria em 1995/96 FOTO: Simão Filho, Record

Na Luz, as razões de queixa em relação a Benquerença – que vai dirigir o seu primeiro dérbi – remontam a 2004/05. No jogo com o FC Porto não validou um golo a Petit, apesar de Vítor Baía ter tirado a bola de dentro da baliza. O Benfica perdeu (1-0) em casa, mas foi campeão. Esta temporada (6 de Outubro de 2008), os encarnados dizem que Olegário não viu uma mão de Marques (36’) na área, no embate com o Leixões para a Liga (1-1) e de ter anulado um golo "limpo" a Yebda, por alegada falta de Nuno Gomes sobre ao guardião Beto. Frente ao mesmo adversário, (Taça de Portugal, 13/12/2008), em que o Benfica foi eliminado nas grandes penalidades, Olegário é acusado de não ter marcado penálti, por derrube de Hugo Morais a Nuno Gomes ( 88’).

Já em Alvalade, Soares Franco chegou mesmo a dizer que Olegário impediu o Sporting de chegar à final da Taça de Portugal, em 2005/06, após a derrota (4-5), no Dragão, frente ao FC Porto, nas grandes penalidades. "Foi efectivamente o árbitro que justificou o resultado. Foi indiscutível o penálti que tirou ao Sporting. Também não se entende a expulsão de Caneira", afirmou o presidente dos leões, referindo-se a uma mão de Pepe (28’) e a um lance (112’) entre Deivid e Raul Meireles, em que Caneira viu o amarelo (o segundo e consequente expulsão) sem ter tido qualquer intervenção.

Os leões também não esquecem que na vitória (2-0) da Taça de Portugal, em 2007/08, o portista Quaresma não viu o vermelho por agressão a Moutinho e a expulsão de Alecsandro no Bessa (2006/07), frente ao Boavista (1-1).

Olegário Benquerença, 39 anos, subiu à 1ª categoria em 1995/96 e é internacional desde 2001. Esta época já dirigiu três jogos do Benfica: Leixões (1-1, Liga, e 4-5, nos penáltis, Taça de Portugal) e V. Guimarães (2-0, Taça da Liga). E esteve na vitória do Sporting em Setúbal (2-0) e no empate (0-0) em P. Ferreira .

Ontem, Franco pediu ao árbitro que fizesse um trabalho "isento".

OBSERVADOR REPROVA PROENÇA

Pedro Proença teve nota negativa (2,4, num máximo de 5) pela arbitragem no FC Porto-Benfica, segundo o relatório do observador José Gonçalves . A nota é justificada por não ter sido assinalado penálti no lance em que Lucho González foi tocado por Reyes. O lance da grande penalidade assinalada contra o Benfica, a castigar falta de Yebda sobre Lisandro – e que resultou no empate dos dragões –, não teve relevância para a nota final, porque o observador entendeu dar "o benefício da dúvida" ao árbitro. Também "um fora-de-jogo não assinalado a Lisandro Lopez e um cartão amarelo poupado a Sidnei" foram os outros erros apontados pelo observador ao juiz lisboeta.

José Gonçalves ficou na 23ª posição (num total de 29) no ranking de observadores da Liga da época passada, em que deu nota 3,4 a Lucílio Baptista, no Boavista-Benfica. As águias reclamaram e a nota desceu para 2,3.

URRETAVISCAYA VALE 20 MILHÕES

O Benfica rejeitou uma proposta da Fiorentina de 6 milhões de euros pelo extremo uruguaio Urretaviscaya, sabe o CM, depois das recentes exibições do jogador com a camisola da sua selecção, no campeonato sul-americano de sub-20, na Venezuela. O jovem, de 18 anos, tem uma cláusula de rescisão de 20 milhões de euros.

JORGE RIBEIRO OUVIDO NO TIC

Jorge Ribeiro foi ontem ouvido no Tribunal de Instrução Criminal (TIC) de Lisboa, como testemunha do Benfica, no âmbito do processo movido pela SAD encarnada a Vale e Azevedo [antigo presidente do clube] e ao empresário e agente FIFA Paulo Barbosa, indiciados de desvio de um milhão de euros. O Benfica considera que ambos se apropriaram de verbas do clube, pelas transferências de 17 jogadores, entre os quais Iliev, Cadete, Bruno Basto, Maniche, Jorge Ribeiro, Rui Baião, Paulo Madeira e Bruno Aguiar.

APONTAMENTOS

ESCOLA EM FAMALICÃO

A Escola de Futebol do Benfica de Vila Nova de Famalicão vai arrancar em Março, abrindo espaço à competição inter-escolas com a recém-criada escola do clube de Braga.

RUI COSTA VALE MULTA

A Comissão Disciplinar da Liga multou o Benfica em mil euros, devido à presença de Rui Costa no relvado do Estádio da Luz, na partida de domingo diante o P. Ferreira (vitória 3-2).

EQUIPAS TREINAM HOJE

O Benfica regressa esta manhã (10h30) aos treinos no Seixal, depois de ter gozado folga ontem. Os leões apresentam-se à mesma hora em Alcochete, seguido da conferência de imprensa de um jogador.

REYES OU DI MARÍA

Reyes ou Di María – é esta a principal dúvida de Quique para o dérbi. O técnico tem apostado na experiência do extremo espanhol, nos encontros de maior grau de exigência, mas, sabe o CM, a exibição do argentino frente ao P. Ferreira baralhou as contas.

O OLHAR DOS ADEPTOS

OLEGÁRIO BENQUERENÇA É UMA BOA ESCOLHA PARA O DÉRBI?

JOÃO BRAGA, FADISTA

O leitor mais arguto deve ter percebido que ontem quando disse que deviam ficar de fora do dérbi o Paixão, o Ferreira e o Olegário, era mesmo um deles que eu desejava ver nomeado. Obrigado, Vítor Pereira! É certo que aquele jogo da Luz, com o FC Porto, persegue-o impiedosamente, quando ele piscou os olhos e perdeu a ciclópica tarefa de Baía para desenlear a bola das malhas da sua rede. Enfim, resta-me esperar que a benevolência de Benquerença com os dragões fique à porta de Alvalade.

JOÃO BOTELHO, REALIZADOR

Olegário Benquerença é uma má escolha. O Benfica tem muitas más memórias desse senhor. Até tem uma pose engraçada no campo, mas é muito vaidoso, intervém sempre quando não deve e chama constantemente a atenção para si. Gosta de se ver e não é um árbitro discreto. E o jogo é muito mais importante do que o árbitro. É um juiz para fazer compensações. O sonho dele é que fique tudo empatado para servir o ‘grande Norte’. E já agora: que se vista de preto e não de amarelo.

Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)