Barra Cofina

Correio da Manhã

Desporto
5

Blanco coroado em Lisboa

Faltam apenas 149,5 km entre Sintra e Lisboa para David Blanco se tornar no maior nome da história das 74 edições da Volta. O espanhol da Efapel foi quarto no contra- -relógio de ontem que terminou em Leiria – ganho por Alejandro Marque (Carmim) – e aumentou a vantagem para 22 segundos para o mais directo perseguidor Hugo Sabido (LA Antarte).

26 de Agosto de 2012 às 01:00
David Blanco mais perto da 5.ª vitória
David Blanco mais perto da 5.ª vitória FOTO: Nuno Veiga/Lusa

Hoje a chegada à avenida da Liberdade vai consagrar – se tudo correr dentro da normalidade – o recordista de vitórias da Volta a Portugal em Bicicleta com cinco triunfos.

"O Hugo fez-me sofrer bastante. Só nos últimos quilómetros pude descontrair um pouco. Se já me considero vencedor? Não, só quando cortar a meta em Lisboa", disse o espanhol David Blanco, não garantindo que vai estar na edição do próximo ano da Volta.

No ‘crono’ de ontem que ligou Pedrógão e Leiria, o espanhol Alejandro Marque (Carmim) pulverizou o tempo nos 32,6 km e dedicou o triunfo final ao chefe de fila (Ricardo Mestre, que abandonou na 7ª etapa vítima de queda) e " à mulher e às filhas".

Hoje, é a etapa de consagração dos vencedores. Partindo de Sintra, o pelotão segue em direcção à zona saloia, passando pelo já habitual Alto de Cheleiros (3ª categoria), terminando em Lisboa com um percurso citadino entre o Campo Pequeno e a meta instalada na avenida da Liberdade (cinco passagens).

O OLHAR DO ADEPTO

AMARELA BEM ENTREGUE, por Octávio Machado

Está bem entregue a amarela para o corredor mais forte e o mais regular. Há que registar com agrado a prestação da equipa de Hugo Sabido. Há ainda o rei do azar, Ricardo Mestre, que levou consigo toda a equipa. Por tudo o que tem feito nos últimos anos, a Carmim não merecia este desfecho. Na etapa da Torre, as coisas podiam ter sido diferentes se o Sabido tivesse mais ajuda do Edgar Pinto, vítima de queda. Mas nada pode manchar a vitória de Blanco com uma Efapel-Glassdrive que contribuiu e muito para a provável vitória. 

CICLISMO VOLTA A PORTUGAL BICICLETA DAVID BLANCO
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)