Barra Cofina

Correio da Manhã

Desporto
6

BOBBY ROBSON DESPEDIDO

A direcção do clube inglês Newcastle United anunciou esta segunda-feira o despedimento do treinador Bobby Robson, justificando-o como uma consequência do mau começo de época na Primeira Liga inglesa, onde o clube apenas conseguiu amealhar dois pontos em quatro jogos, posicionando-se no 16º lugar da tabela classificativa.
30 de Agosto de 2004 às 12:35
O despedimento de Robson foi anunciado em comunicado hoje publicado no ‘site’ do Newcastle pela direcção do clube. Nesse documento, os signatários justificam a decisão com os maus resultados obtidos pela equipa de futebol do Newcastle neste começo de época – ainda no passado sábado o clube foi derrotado por 4-2 no terreno do Aston Villa – e elogiam o trabalho desenvolvido por Robson no clube ao longo dos últimos cinco anos.
O Newcastle é o clube do coração de Sir Bobby Robson, a camisola de que foi adepto desde criança. Apesar de ter feito crescer a equipa ao longo dos últimos cinco anos, Bobby Robson não conseguiu qualquer título para o clube. Os últimos títulos do Newcastle são: uma taça europeia em 1969, a taça de Inglaterra em 1955 e o campeonato inglês em 1927.
Além da falta de títulos, Boby Robson ‘deixou’ que um clima de crise se instalasse no balneário, o que o terá colocado em rota de colisão com a direcção do clube. Robson quase não participou na disputa entre o Newcastle e o Manchester United pela contratação de Wayne Rooney ao Everton e esteve envolvido numa disputa com o médio Kieron Dyer, que se recusou a jogar em determinadas posições. Hugo Viana também passou pelo clube, na época passada, mas não foi bem sucedido.
As relações com o veterano Alan Shearer também atingiram um ponto de quase ruptura, com Robson a chegar ao ponto de, em Aston Villa, o ter deixado no banco de suplentes, fazendo alinhar o recém contratado Patrick Kluivert, que marcou um golo.
Boby Robson foi seleccionador inglês de 1982 a 1990, ano em que levou a selecção inglesa às meias-finais do Mundial disputado em Itália, jogo que os ingleses perderam para os alemães na marcação de grandes penalidades. Com 71 anos de idade, Robson estava no Newcastle há cinco anos, depois de passagens pelo Ipswitch Town (Inglaterra), PSV Eindhoven (Holanda), Sporting (Portugal), FC Porto (Portugal) e FC Barcelona (Espanha).
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)