Barra Cofina

Correio da Manhã

Desporto
5

BOMBA ENCONTRADA EM COMPLEXO OLÍMPICO

Uma bomba de fraca potência foi encontrada e detonada de forma controlada perto do segundo maior complexo olímpico em Atenas, esta quarta-feira, adensando os receios sobre as garantias de segurança dadas pelas autoridades gregas para os Jogos Olímpicos de Agosto próximo.
19 de Maio de 2004 às 19:44
Foi o terceiro ataque à bomba em duas semanas na capital grega e constitui um embaraço para as autoridades, que hoje mesmo apresentaram ao público robôs alemães telecomandados que se destinam a lidar com objectos suspeitos de conter engenhos explosivos. Os robôs fazem parte de um investimento total de cerca de mil milhões de euros na segurança para os Jogos Olímpicos 2004, que decorrem de 13 a 29 de Agosto em Atenas.
Os receios a respeito da segurança nos JO Atenas’2004 são tais que o Comité Olímpico da Austrália integrar guardas armados na comitiva olímpica que irá competir na capital grega. O presidente do Comité Olímpico Internacional, Jacques Rogge, recusou hoje ser arrastado para a polémica, manifestando confiança na capacidade dos organizadores gregos.
O engenho explosivo hoje encontrado estava dentro de uma pequena caixa, colocada por debaixo de um veículo todo-o-terreno no recinto de um vendedor de automóveis. A poucas centenas de metros do local fica o Complexo Desportivo Hellenikon, o segundo maior complexo ao serviço dos JO a seguir ao Estádio Olímpico.
Além da proximidade com um complexo olímpico, o que já de si constituiria um embaraço para as forças de segurança, alguém telefonou para um jornal, informando que uma bomba iria explodir dentro de meia-hora. E esse alguém repetiu o aviso. É que a Polícia, após o primeiro telefonema, desencadeou buscas na cidade e concluiu não haver bomba alguma. Só na segunda busca o engenho foi descoberto e detonado de forma controlada.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)