Barra Cofina

Correio da Manhã

Desporto
4

Braga espera vida difícil no jogo contra o Parma

Apesar de o Parma estar a fazer uma má prova na série A italiana, em Braga ninguém acredita em facilidades para o jogo desta noite (19h00). Rogério Gonçalves, técnico arsenalista, disse na abordagem ao jogo que “ninguém pode esquecer que o Parma está muito forte na Taça UEFA”.
15 de Fevereiro de 2007 às 00:00
Bracarenses correm para o objectivo de permanecerem na Taça UEFA, mas para isso terão de derrotar hoje o Parma
Bracarenses correm para o objectivo de permanecerem na Taça UEFA, mas para isso terão de derrotar hoje o Parma FOTO: Simão Filho / Record
“O Parma não tem tido bons resultados na série A e vai querer mostrar que esses resultados não estão de acordo com o valor do plantel. Para além disso, não nos podemos esquecer de que, nas competições europeias, o Parma ficou em primeiro lugar do grupo, tendo sofrido apenas uma derrota e quando já tinha a qualificação garantida”, avisou Rogério Gonçalves.
Quanto ao jogo de logo, o técnico arsenalista convocou 18 jogadores, curiosamente todos os que tem, nesta altura, disponíveis. É que há quatro lesionados (Andrés Madrid, Maciel, Castanheira e Andrade) e três que não estão inscritos na UEFA (Jorge Luís, Chmiest e Davide).
Assumindo que os lesionados, sobretudo Madrid e Maciel, “são baixas importantes no plantel”, Rogério Gonçalves diz que “os que têm jogado têm dado conta do recado”.
“Gostávamos de poder contar com todos os atletas, mas não é possível e é pena. Mas temos outros, que têm dado boa resposta quando são chamados e é com eles que vamos tentar chegar à vitória”.
No desafio desta noite está em causa a passagem aos oitavos-de-final da Taça UEFA, lugar onde o Braga apenas chegou uma vez, na época 97/98, com Castro Santos.
O presidente da SAD do Braga, António Salvador, fala da importância desta partida, referindo que “pode catapultar o Braga para a dimensão europeia que ambiciona”.
Esta mensagem do presidente já passou para o grupo de trabalho. Paulo Jorge, o capitão da equipa, diz que “os jogadores têm consciência do feito que podem alcançar e vão fazer tudo para passar a eliminatória”.
COUTO: "É UM JOGO COMPLICADO"
O português Fernando Couto, que alinha no Parma, classificou de “muito difícil” a eliminatória frente ao Sp. Braga, dos 16 avos-de-final da Taça UEFA. “Há 50 por cento de hipóteses para cada lado”, disse o antigo capitão da selecção nacional, sublinhando que “o Braga é o quarto grande do futebol português e jogar no seu estádio é tradicionalmente complicado”. Longe dos tempos áureos da década de 1990, em que ganhou duas taças UEFA, uma Taça das Taças e uma Supertaça Europeia, o Parma está no penúltimo lugar do campeonato italiano. A crise levou estes dias à mudança de direcção e de treinador, sendo a equipa orientada agora por Claudio Ranieri. Fernando Couto vai reencontrar o seu antigo companheiro do Porto, Jorge Costa, mas agora na qualidade de treinador adjunto. Com sentido de humor, Couto disse que ver o Jorge Costa no banco” o fará sentir velho, mas em compensação estará “João Pinto em campo”. Entretanto, apesar de já terem passado mais de seis anos, o processo de doping contra Couto ainda decorre e o jogador pode vir a ser condenado a seis meses de prisão, pelo Ministério Público. O processo vai ser retomado no dia 2 de Abril.
JOGO COM POUCO PÚBLICO NAS BANCADAS
PÚBLICO
Parece sina. Nos jogos das competições europeias, em casa, parece que os adeptos não querem ir ao estádio. António Salvador ameaçou mudar o clube para Guimarães. Ontem, até ao fim da tarde, só havia seis mil bilhetes vendidos.
PREÇOS
Não pode dizer-se que os bilhetes sejam baratos, mas também não vão além do que é habitual. O preço varia entre os 15 e os 45 euros, sendo que os não sócios têm de pagar, no mínimo 25 euros. Será isto que afasta o público?
HISTÓRIA
No jogo o Braga pode começar a escrever uma das mais belas páginas da sua história: a passagem, pela segunda vez, aos ‘oitavos’ Taça UEFA. Mas, para isso, a vitória sobre o Parma tem de ser clara e, de preferência, sem sofrer golos.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)